TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Weberiana

Pesquisas Acadêmicas: Sociologia Weberiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

Resposta: Max Weber afirmava que a sociedade moderna se tornou cheias de leis e de burocracia e de pensamentos racionais não pensando no indivíduo com esse pensamento e idéias levou também a educação em um regime burocrático e formal ou seja cheio de regras não se importando com aluno e sim com o social e econômico daquela época tornando o aluno em um ser não pensante e sim um receptor de informações e pronto.A função do professor naquela época era de um ``robô´´ se tornado somente um fornecedor de informação (somente ele poderia ter essa função) não pensando no indivíduo como um todo, mais sim na necessidade daquele momento da sociedade tornando o sistema de educação em sistema autoritário.

Esse tipo de educação não é nem de perto o melhor método, pois o aluno não participa da aula se tornando massante o aprender não o levando a lugar algum. Para o professor também era muito difícil pois da mesma maneira que os alunos tinham que seguir ordens e leis que não levava a nada.Para um professor é muito importante a participação de seu aluno em sala pois pode observar seus conhecimentos e suas necessidades podendo assim levar o aluno a se tronar um ser com opinião e ter a capacidade de transformar com suas idéias e ideais a sociedade em que vive.

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

Resposta: Para Weber e Alonso o objetivo principal da educação é o aluno, ou seja, tornar o aluno eum ser pensante, participativo e tranformador em sua sociedade.O professor e a escola para levar ao aluno a ser tudo isso deve não ser somente um fornecedor de informações, mas sim um instrutor e participante do conhecimento de seus alunos levando-o assim a ser um dominador de seu próprio conhecimento.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

Resposta:Esses professores burocráticos-disciplinadores afetou em muito a minha formação pois teve uma participação grande em minha desistência da vida escolar eles eram cheio de regras e muito formal não deixando o aluno se aproximar e não se importavam nenhum um pouco com seu educando e sim em passar lição na lousa e exigindo que o aluno copiasse e fizesse a lição que lhe ordenara, nunca pensou em fazer uma aula dinamica e participativa.Um exemplo é que cheguei a repetir de ano por causa de um trabalho para feira de ciencias, o professor não quis saber o porque eu não o apresentei.

2) Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.

Resposta:Não só o professor mas escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com