TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Weberiana E A Educacao

Trabalho Universitário: A Sociologia Weberiana E A Educacao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

Nº Página

1 Introdução

4

2 Desenvolvimento

4

3 Considerações Finais

5

4 Referências bibliográficas

6

1- Introdução

O Leitor encontrara no texto fatos sobre como o ensino globalizado, a interdisciplinaridade/ transdisciplinaridade, o trabalho por projetos e os temas tranversais contribuiram para uma mudança no ensino tradicional e no desenvolvimento dos alunos.

2- Desenvolvimento

1. Quais são os argumentos importantes para a implantação de uma proposta de ensino globalizadora na escola?

Resposta: Pode-se destacar: O ensino globalizado, a interdisciplinaridade/transdisciplinaridade, o trabalho por projetos e os temas transversais. Essa mesma legislação educacional propõe que a implantação dessas propostas de ensino se dê através da articulação entre cursos e/ou entre disciplinas.

2. Qual é o diferencial do papel do professor no ensino-aprendizagem organizado por projetos de trabalho em comparação com o ensino disciplinar tradicional?

Resposta: E que quando ele começa a experimentar o trabalho com projetos, o professor abandona sua postura tradicional de mero transmissor de conteúdos e assume juntamente com os estudantes o papel de pesquisador.

3. Como é feita a escolha dos temas norteadores dos projetos de trabalho?

Resposta: Pode-se planejar uma atividade por projetos a partir de uma única disciplina(origem disciplinar) ou através de um projeto coletivo com o

envolvimento de distintas disciplinas (origem multidisciplinar). No primeiro caso, o tema gerador tem seu raio de ação ampliado pela sua contextualização e globalização com outras áreas do saber. O segundo caminho pressupõe o envolvimento de equipes multiprofissionais em que professores de diversas disciplinas articulam seu trabalho em torno de um mesmo problema.

4. Qual é a idéia fundamental do trabalho com projetos e quais são suas vantagens?

Resposta: No trabalho com projetos a idéia fundamental é levar o aluno a adquirir uma série de procedimentos que lhes permitam organizar melhor a informação e, com isso, descobrir as diversas relações que podem ser estabelecidas a partir de um tema ou problema pesquisado.A função principal de um projeto é possibilitar aos alunos o desenvolvimento de estratégias globalizadora de organização dos conhecimentos escolares, mediante o tratamento da informação”. (HERNÁNDEZ E VENTURA, 1998,

p.89). Os projetos de trabalhos buscam contribuir para a melhoria na aprendizagem do aluno pela maneira com que ele passa a organizar a informação e por sua aproximação com o contexto e com situações vivenciadas pelos alunos.

3- Considerações finais

a) Levando-se em conta as ideias de Everardo Luz (2009), como as vantagens da adoção de projetos de trabalho como norteadores do ensino-aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com