TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia e educação weberiana

Tese: Sociologia e educação weberiana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Tese  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Anhanguera Educacional

2014

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

No ponto de vista de Weber a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático, na opinião dele impede que o aluno cresça ou que tenha liberdade. Para ele o Professor não tem a preocupação de que o aluno aprenda mas sim desempenha um papel de treinador e nesse caso o aluno não consegue progredir ele decorre apenas naquilo que é passado para ele não consegue ser capaz de refletir sobre o mundo que ele vive ele é treinado a viver assim apenas no modo de vista dele. Neste caso Weber sobressai em relação apenas o burocrático- disciplinador.

No ponto de vista de Alonso Bezerra a sociologia do weber aponta muitos conceitos da filosofia, antropologia e para a psicologia que são muito importantes na educação.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

Alguns professores infelizmente escolhem uma postura para ensinar ditatorial, que passa como um rolo compressor pelas diferenças dos alunos, não se preocupando se ele entendeu ou não se ele esta compreendendo o modo de falar do professor, assim o professor esta impedindo o ponto de vista dos alunos em sala de aula pois os alunos tem medo de se expressar. Para o Weber, o professor deveria propor algumas ideias que incentivassem os alunos a se expressarem assim fazendo uma auto avaliação se eles estão aprendendo ou não assim o professor adquiri um papel fundamental para a formação dos alunos, priorizando sua capacidade independente de reflexão sobre o mundo em qual vive assim dando a capacidade de questionar e afirmar, metodologias diferentes e chamativas para ensinar, podendo expressar suas ideias, mantendo uma posição neutra e fazer com que os alunos expressem também a suas ideias, levando ele a refletir.

Na minha infância, até onde eu me lembro tive apenas uma professora ditatorial, burocrático-disciplinador, na qual não se importava com nossas opiniões, apenas entrava na sala de aula exigia silencio passava paginas do livro para nos copiarmos não explicava nada se existisse duvidas ela explicava rápido e ninguém conseguiu acompanhar a matéria dela. No ensino médio os professores fingiam ensinar e todos fingiam a aprender infelizmente só a opinião do professor é a qual valia. Hoje no ensino superior estou tendo muitas dificuldades de expor minhas opiniões. Em minha opinião o aluno que não reflete ou questiona, sofre muito nessa sociedade.

dar condições construir pensamentos, crenças e proposições condizentes com sua características. O professor deve usar

Os Professores poderiam ser mais humanos, pois alguns nos veem como dinheiro por exemplo só venho pois preciso do meu salário. A partir do momento que escolheram ser professor tem que ter em mente que muitos alunos dependem dele para decidir o que será quando crescer, e eles tem o dever de ensinar, amar e cuidar dos alunos pois eles passam, mais tempo com os alunos que os próprios pais. No meu ponto de vista eles deveriam dar mais oportunidades para que os alunos ou as “crianças” possam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com