TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Softwares Mais Utilizados Na Engenharia Civil

Pesquisas Acadêmicas: Softwares Mais Utilizados Na Engenharia Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  2.402 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As inovações tecnológicas propiciaram melhorias na forma de trabalho dos profissionais da engenharia civil. A criação dos diversos softwares facilitou o desempenho das atividades desenvolvidas pelo engenheiro, possibilitando a verificação de detalhes antes mesmo de sua execução. A utilização dessas ferramentas torna possível, para as empresas da área, o cumprimento dos prazos estipulados, o fornecimento preciso na análise de viabilidade dos projetos, proporciona assertividade no processo de orçamentos de obras, mantém a agilidade e velocidade nos processos, flexibiliza o acompanhamento de trabalhos externos, facilita o gerenciamento de mão de obra, dimensiona recursos para os projetos, além da redução de custos.

Desenvolvimento

Mais conhecido como programa de computador, o software é um conjunto de informações lógicas. É o mecanismo que aliado ao computador é capaz de realizar diversas funções pré-programadas utilizando banco de dados e estrutura operacional já determinada.

Os softwares na engenharia civil são de suma importância, tanto na fase de cálculos avançados e complexos, quanto para o auxílio durante a fase de projetos e no controle da qualidade dentro de edificações. Para os diversos seguimentos da construção civil são utilizados programas específicos.

Na área do cálculo estrutural são utilizados o CAD/TQS, o STRAP, MULTICALC, FTOOL, SAP2000, CYPECAD e METALICAS 3D.

- O CAD/TQS - é um a ferramenta essencial, pois sua metodologia de trabalho agrega todas as etapas da elaboração de um projeto estrutural. Oferece o suporte desde a entrada de dados das estruturas passando por cálculos de flechas e esforços, dimensionando detalhamento de armaduras até a plotagem dos desenhos finais que serão utilizados na construção e hoje é o mais completo e utilizado software de concepção de estruturas.

- STRAP - analisa as estruturas por elementos finitos (barras, planos e sólidos). Permite ao operador a visualização imediata dos resultados desejados.

- MULTICALC - é um software para projeto de edificações em concreto armado. Possui um sistema gráfico de entrada de dados, associado à análise da estrutura. Recursos de dimensionamento e detalhamento dos elementos.

- FTOOL - é um software que permite executar cálculos de estruturas planas de forma rápida e bastante intuitiva, evitando o recurso a programas mais complexos quando é necessário obter esforços e deformadas de estruturas simples.

Exemplo do FTOOL.

- SAP2000 - realiza análise estrutural por elementos finitos.

- CYPECAD - é um poderoso software para cálculo, dimensionamento e detalhamento de estruturas de concreto armado e estruturas mistas concreto-aço.

- METALICAS 3D - efetua o cálculo de estruturas metálicas e de madeira. Ele efetua a Análise Estrutural Estática e Dinâmica e Verifica ou Aperfeiçoa os perfis das barras.

Os principais softwares empregados nos cálculos das fundações são: ESTAQ e COLUMN BASE PLATE DESIGN.

- O ESTAQ - é utilizado para cálculo de esforços axiais em estacas.

-COLUMN BASE PLATE DESIGN - é um programa utilizado para o dimensionamento de sapatas.

Na área de transportes é utilizado o programa TRANSPLAN.

- TRANSPLAN é um software para modelação de transportes.

Em mecânica dos solos utiliza-se: SLOPE/W e o SCCLAT.

- O SLOPE/W - é usado para cálculo de fator de segurança de taludes. Desenvolvido para análise de estabilidade de talude utilizando como parâmetros os métodos mais utilizados pelos profissionais de geotecnia, além de considerar em seus cálculos os carregamentos provocados sobre carga de aterro, cargas sísmicas, cargas concentradas e ancoragens.

- O SCCLAT - é um software totalmente desenvolvido no LAGESOLOS. Ele efetua a classificação textural dos solos a partir dos valores percentuais de areia, silte e argila e exibe a classificação de forma gráfica sobre o Triângulo Brasileiro de Classes Texturais dos Solos.

Na área hidráulica utiliza-se o HYDROCALC, PREDIAL 3.0, HEC, VISUAL PLUMES, SAGBAH, SPARROW e MODFLOW.

- HYDROCALC - Cálculo de canais abertos e confinados

- PREDIAL 3.0 – Cálculo e desenho de redes prediais de abastecimento de água.

- HEC - Cálculo de hidrogramas e reservatórios.

- VISUAL PLUMES - Cálculo de emissários submarinos.

- SAGBAH – Gerenciamento de bacias hidrográficas.

- SPARROW- Controle da qualidade da água superficial.

- MODFLOW- Simula o movimento de água subterrânea.

Na parte elétrica usa-se: PRO-ELÉTRICA e o QC PRO.

- PRO-ELÉTRICA - é um Software para Projeto de Instalações elétricas mono, bi ou trifásicas, 110 e 220 V tensão fase-neutro.

- QC PRO - é um software para projeto e manutenção de quadros de comando. De interface amigável, caracteriza-se pela funcionalidade, que supre as necessidades dos projetistas possibilitando que tarefas específicas sejam realizadas de maneira otimizada, desde a orçamentação até a montagem do quadro de comando.

Software de uso geral: AUTO CAD, MS PROJECT, MICROSOFT OFFICE, GOOGLE EARTH.

- AUTOCAD é um software do tipo CAD - computer aided design ou desenho auxiliado por computador - criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização em diversos formatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com