TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade

Projeto de pesquisa: Solubilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

A densidade absoluta (d) – também chamada de massa específica – é uma propriedade específica; isto quer dizer que cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia de outras substâncias. Esta pode ser dada através da relação entre sua massa (m) e seu volume (V):

d=Mr/Vr

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Era uma vez um rei. E um sábio. O rei se chamava Hierão, e o sábio, Arquimedes. Os dois viviam em Siracusa, cidade-Estado da Grécia Antiga. O rei mandou fazer uma coroa todinha de ouro, mas ouviu uns boatos de que o ourives não tinha usado apenas ouro para fazer a coroa, e ficou desconfiado (BATALHA et al., 2007).

Arquimedes foi um grande matemático e físico. Detentor de um enorme conhecimento, destacou-se por inúmeras invenções, como a descoberta do número π (pi) que surge da relação entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro, e a formulação de um princípio batizado com o seu nome, O Princípio de Arquimedes.

A teoria proposta por Arquimedes relata que, "Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo” (SILVA, 2012).

Este grande pensador do século III a.C., recebeu a difícil missão: descobrir uma forma de testar a veracidade do ouro usado para fazer a coroa de seu rei. Este sabia a densidade e o peso do ouro, e precisava descobrir a densidade da coroa para compará-la à do ouro puro.

Após longos períodos de reflexão, fadigado, tomando banho em um certo dia, se deparou com o que poderia ser a solução para o mistério: ao colocar o pé na banheira cheia, observou que o volume de água que derramava, correspondia ao volume de seu corpo que estava submerso. Neste instante, fez algo inesperado: saiu correndo nu pelas ruas, gritando: “Eureka, Eureka!”.

Esta loucura foi resultado da entusiasta descoberta de Arquimedes – o método para determinar o volume de um sólido irregular. Sabendo o volume ficaria fácil, bastava usar a fórmula: d = m/v (ALVES, 2012).

Arquimedes mergulhou a coroa no balde e verificou a quantidade de água que transbordava. Com a mesma quantidade de água no balde, mergulhou uma barra de ouro com a mesma massa da coroa e posteriormente, também mergulhou uma barra de prata com a mesma massa. Ao final do procedimento, verificou que a coroa ao ser mergulhada, transbordou mais água que o ouro e menos água que a prata. Dessa forma, Arquimedes concluiu que a coroa fora fabricada com a mistura entre ouro e prata.

Esse transbordamento maior de água na imersão da prata, identifica que a densidade da prata é menor que a do ouro. Portanto, se a densidade do ouro é maior, ele possui menor volume em relação à prata, ocupando menos espaço no balde com água. No caso da coroa, verificou-se que a densidade ficou entre a do ouro e a da prata, confirmando a mistura em sua composição (SILVA, 2012).

O que ele descobriu foi o que hoje chamamos de "Princípio de Arquimedes" (também chamado de empuxo ou impulsão). A partir dele, podemos afirmar: "Um corpo imerso em um líquido irá flutuar, afundar ou ficar neutro de acordo com o peso do líquido deslocado por este corpo". Ou seja, se o peso do líquido deslocado por um objeto for maior que o peso do corpo, ele irá flutuar. Mas, se o peso do objeto for superior ao peso do líquido deslocado, o corpo irá afundar. Se for igual ficará no meio do caminho, não afunda nem flutua (BATALHA et al., 2007).

OBJETIVO

Avaliar o método apresentado em aula

PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS UTILIZADOS

01 becker (50 mL);

01 picnômetro (10 mL);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com