TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade

Trabalho Escolar: Solubilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Solubilidade é a capacidade que uma substância possui de ser dissolvida em outra.O coeficiente de solubilidade corresponde à quantidadede soluto capaz de se solubilizar em determinada quantidade de solvente, sob certas condições de temperatura e pressão. Em condições especiais, é possivel obter uma solução supersaturada, ou seja, com mais soluto que o determinado pelo grau de solubilidade, nesta solução a quantidade de soluto supera o coeficiente de solubilidade em dada condição de temperatura e pressão, apresente caracteristicas como instabilidade.

Quanto a natureza do soluto a solução pode ser classicada em ionica ou molecular. A primeira o soluto é um composto ionico, ou seja, as particulas dispersas são ions (sal comum, NaCl, em agua) ou sofrem ionização (ácidos em água). Esse tipo de solução é eletrolitica e conduz eletricidade. Na solução molecular o soluto constitui-se de um composto molecular, nao conduz corrente eletrica, um exemplo pode ser a sacarose diluida em agua.

Existem fatores que afetam a solubilidade que vão além das propriedades do soluto e do solvente, são eles como citados anteriormente, temperature e pressão. A primeira na maioria das substâncias, há um aumento da solubilidade com o aumento da temperatura. Isso geralmente acontece quando o soluto é dissolvido com absorção de calor, o que chamamos de dissolução endotérmica. Por outro lado, existem substâncias que se dissolvem com liberação de calor e, por isso, tendem a ser menos solúveis com o aumento da temperatura, o que recebe o nome de dissolução exotérmica.A variação dos coeficientes de solubilidade das substâncias em função da temperatura. A pressão tem grande influência nas soluções que contêm gases. A solubilidade de gases em solventes líquidos muito depende da pressão. Quando aumentamos a pressão sobre o gás, de certa forma, o gás é “empurrado” para dentro do líquido, ou seja, sua solubilidade aumenta.ra pode ser expressa em gráficos denominados curvas de solubilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com