TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade Do Nacl No H20

Pesquisas Acadêmicas: Solubilidade Do Nacl No H20. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura, dando origem a solução (misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, isto é, de aspecto uniforme). Essa quantidade máxima que pode ser dissolvida é também conhecida por coeficiente de solubilidade ou grau de solubilidade.

Ao misturar um soluto com um solvente, pode haver a formação de três tipos de soluções: solução saturada, solução insaturada ou solução supersaturada, cada uma delas dependendo da quantidade de soluto que se dissolveu no solvente.

As soluções saturadas: são aquelas que o soluto atingiu o máximo coeficiente de solubilidade. Soluções Insaturadas: são aquelas que contêm menos soluto do que o estabelecido pelo coeficiente de solubilidade. Não está em equilíbrio, porque se for adicionado mais soluto, ele se dissolve até atingir a saturação. Solução Supersaturada: são aquelas que contêm mais soluto do que o necessário para formar uma solução saturada, em determinada temperatura. Ultrapassa o coeficiente de solubilidade. São instáveis e podem precipitar, formando o chamado precipitado (ppt) ou corpo de chão.

Objetivo: Determinar a solubilidade do sal (NaCl) dissolvido na água (H2O).

Materiais e Reagentes:

NaCl

H2O

Pinça de madeira

Placa de petri

Proveta

Balança analítica

Colher de metal

Papel filtro

Funil

Suporte Universal

Béquer

Estufa

Metodologia/Procedimento:

Primeiramente foi usado o béquer para medir a quantidade de água necessária (100 ml); em seguida pesou-se a quantidade de NaCl na balança analítica dando o resultado do soluto de 15,5440g.

Foi dissolvido e mexido o NaCl em 100 ml de H2O sem restar cristais.

Repetindo o procedimento, na segunda pesagem o peso do soluto foi de 15,5555g. Novamente dissolvido em 100 ml de H2O junto com a primeira medida do soluto feita, também dissolvido totalmente.

Na terceira pesagem a massa do soluto foi de 15,5570g, sendo mais uma vez dissolvida no restante da solução.

Após o procedimento de dissolver o NaCl no H2O, utilizou-se o papel filtro, que dobrado em forma de funil foi colocado no suporte universal para filtrar a mistura (solução) retendo os cristais precipitados.

Para finalizar, colocou-se o mesmo papel filtro com a solução dentro da estufa. O líquido restante da solução foi descartado.

Após ficar na estufa por alguns minutos, foi retirada a solução e pesada, com o resultado final de 11,9674g.

Discussão e Resultado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com