TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subjetividade E Responsabilidade

Exames: Subjetividade E Responsabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

SUBJETIVIDADE E RESPONSABILIDADE

Subjetividade, responsabilidade, relação de causa e efeito entre comportamentos e suas consequências constituem coisas que não se encontram bem compreendidas entre adolescentes, por muitos motivos.

O intenso massacre de informações truncadas, o acompanhamento de suas consequências, a imaturidade trabalha muito com a vida em rascunho e não percebe os detalhes dessa historia quando ela é passado a limpo no confronto com as regras sociais.

Há uma percepção de mundo centrada no imediato e, paradoxalmente, com uma perspectiva de duração infinita do estado de coisas presente (achar que certa situação será para sempre, fazendo com que assim, reduza a busca por opções).

A responsabilidade é um atributo típico do estagio operatório piagetiano, o qual se estrutura durante o período compreendido entre os 12 anos, e o início da idade adulta. Estabelece-se um período de transição em que o jovem depara-se com exigências para as quais ainda não se encontra psiquicamente preparado, surgindo assim cobranças da sociedade adulta. A situação agrava-se quando os conteúdos morais que deveriam ter sido aprendidos na etapa anterior não esta suficientemente absorvidos, ou inadequados.

A criação da subjetividade e da responsabilidade constitui, de fato, um reconhecido desafio para crianças e adolescentes. Quando se trata de crime, praticado por adolescente, diversos aspectos devem ser considerados, ao se atribuir a pena e a responsabilidade. Para a psicanálise, ser inocentado pode não ser a melhor saída para quem comete um ato infracional ou um crime. O castigo, a pena, que não necessariamente se concretiza pela via prisional, pode ajudar a pessoa a livrar-se daquele mal.

É necessário perceber a maturidade do acusado. Os adolescentes não amadurecem da mesma forma e no mesmo tempo. O desenvolvimento psicológico não atinge o mesmo estagio para todas as pessoas e que a situação mais comum, é a estabilização em algum ponto antes de se atingir a plenitude do estágio operatório-formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com