TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucessao Da Empresa Pira

Artigo: Sucessao Da Empresa Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A Indústria Pira foi fundada pelo Dr. João, que se mantém à frente da empresa desde sua fundação. Em assembleia, o Dr. João decidiu que vai se aposentar e transferir a responsabilidade da gestão para um dos filhos (Paulo ou Iran) ou para um profissional mais preparado para o cargo.

Esta consultoria tem por finalidade identificar competências e habilidades necessárias para o novo presidente da Indústria de Bebida Pira, e de que maneira a sucessão ocorrerá, se num cenário reativo ou proativo.

2. DESENVOLVIMENTO

Vejamos algumas das habilidades e competências de Paulo e Iran:

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PAULO IRAN OBSERVAÇÕES

Liderança - x Paulo não é carismático, fazendo com que os funcionários se mantenham afastados.

Know how X X ----

Visão global e sistêmica - X Apesar de Paulo ter desempenhado função gerencial em todas as áreas da empresa ele não consegue ter uma visão global e sistêmica da empresa.

Comunicação X X ----

Espírito crítico x X ----

Transmitir conhecimento X x ----

Motivação X x ----

Ponderar com equilíbrio x X ----

Atitude emprendedora - - Paulo e Iran sempre respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, por isso eles não desenvolveram o empreendedorismo.

Foco e resultados - - Ambos precisam aprimorar esta competência. O Dr. João era responsável pelas negociações.

Trabalho em equipe x x ----

Avaliar a situação - X Paulo muitas vezes avalia situações críticas equivocadamente.

Legenda: (x) competência e habilidade identificada; (-) deficiência de competência e habilidade

Analisando a tabela acima, identificamos as principais habilidades e competências e também as deficiências de Paulo e Iran. Notamos características diferentes entre os dois, que foram decisivas para a tomada de decisão de quem estaria melhor preparado para ocupar o cargo de presidente da empresa Pira.

Iran possui competências e habilidades essenciais para o cargo, como liderança, motivação e comunicação. Sendo assim, sugerimos que Iran assuma a presidência da empresa, isso após ele buscar qualificação profissional para gerenciar uma empresa familiar. Hoje ele é o gerente administrativo, cargo que desempenha com maestria, por ter muita habilidade nas relações humanas e comunicação, todos na empresa o admiram.

Quanto ao Paulo, analisando o seu perfil, verificamos que ele possui caracteristíscas relevantes para a empresa, tem Know how, ele pondera com equilíbrio e também tem muita motivação. Por tudo isso sugerimos que ele ocupe o cargo de gerente financeiro, onde poderá aplicar seus conhecimentos e manter o desempenho da empresa.

De acordo com Chiavenato (2005), a função do administrador financeiro de uma empresa, além de tomar decisões de investimentos e de financiamentos, é a de analisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com