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Sugestões, Objetivos E Regras Dos Jogos.

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Por:   •  15/2/2014  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  565 Visualizações

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Sugestões, Objetivos e Regras dos Jogos.

De 6 a 7 anos

1. Jogo da Memória

Objetivos: Pensamento, memorização, identificação de figuras, estabelecimento de semelhanças e diferenças ( conceito de igual e diferente ) e orientação espacial.

Desenvolvimento: O jogo desenvolve-se de forma tradicional.

2. Jogo de Dominó

Objetivos: Pensamento lógico, associação de quantidade.

Desenvolvimento: ( forma tradicional do jogo ).

3. Jogo da Velha

Objetivos: Estimulação do pensamento e raciocínio lógico, desenvolvimento da atenção e concentração, percepção visual, análise e resolução de problemas.

Desenvolvimento: Dispor, um jogador por vez, cada uma das peças ( 0 e + ) , tentando “fechar / velha”. ( Forma tradicional do jogo ).

4. Jogo de Dama

Objetivos: Raciocínio, concentração, atenção, percepção visual, análise e resolução de problemas.

Desenvolvimento: Procede-se na forma tradicional do jogo.

5. Jogo: Quebra – Cabeça das somas ou subtrações

Objetivos: Concentração, percepção visual, análise, cálculo mental, resolução de problemas e operações fundamentais ( adição “+” e subtração “-“ ).

Desenvolvimento : Montar a figura, calculando a soma ou a subtração achando o resultado correspondente à mesma.

6. Jogo: Quadro das Combinações

Objetivos: Estimular o pensamento lógico, desenvolver orientação espacial, classificação, discriminação visual, composição e decomposição.

Desenvolvimento: Colocar as cartelinhas com as formas geométricas e dispô-las corretamente no quadrado correspondente à cor e à forma.

7. Jogo: Círculos da Sorte

Objetivos: Estimulação do pensamento e cálculo mental, reconhecimento de numerais.

Desenvolvimento: Colocar todas as peças viradas para baixo sobre a mesa; sendo que cada jogador em sua vez, terá direito a desvirar duas peças. De posse das mesmas, ele deverá efetuar a adição “+”.

8. Jogo: Feirinha dos Fatos

Objetivos: Estimular o pensamento, cálculo mental, análise, reflexão e resolução de problemas.

Desenvolvimento: Cada jogador desvira um cartão contendo uma operação fundamental ( adição “+”), e um cartão – resposta. Se estiver correto, o jogador guarda o cartão para si. Caso esteja errado, o mesmo será devolvido para a mesa.

9. Jogo: Sacolinha dos Fatos

Objetivos: Estimulação de pensamento e cálculo mental.

Desenvolvimento: Cada criança, por sua vez retira um cartão e tenta solucionar o fato descrito nele.

10. Jogo: Pescaria das Somas

Objetivos: Estimular o pensamento, cálculo mental, análise e resolução de problemas, reconhecimento de numerais, treinar operação fundamental ( adição “+”).

Desenvolvimento: De posse da varinha de pescar, cada participante terá a oportunidade de pescar dois (2) peixes. Observar o numeral de cada peixinho e efetuar a adição, somando-os corretamente.

11. Jogo do Cacique ( Troca ou Nunca )

Objetivos: Desenvolvimento da atenção e concentração, estimulação do pensamento, raciocínio lógico, resolução de problemas e noção de quantidade.

Desenvolvimento: A criança joga o dado e pega a quantidade correspondente de peixes. A cada cinco (5) peixinhos obtidos, troca-se por um (1) pezinho: e, a cada cinco (5) pezinhos, troca-se por uma (1) flecha. Vence o jogo quem conseguir conquistar primeiramente quatro (4) flechas.

12. Jogo: Bingo da Matemática

Objetivos: Estimulação do pensamento e cálculo mental.

Desenvolvimento: Joga-se normalmente, procedendo-se da mesma forma que o bingo tradicional. Um aluno sorteia os cartões com os fatos matemáticos e os demais tentam encontrar em suas cartelas as respostas adequadas.

13. Jogo: Argola das Somas.

Objetivos: Cálculo mental, reconhecimento de numerais e operação fundamental (adição “+”). Calcular distância e adequar força (arremesso).

Desenvolvimento: Joga-se as argolas. Ao conseguir acertar duas delas, efetua-se a soma dos pontos obtidos.

14. Jogo: Cartelão ( com dois dados )

Objetivos: Associação de quantidade, cálculo mental, atenção e concentração.

Desenvolvimento: Jogar os dados e fazer a adição, encontrar o resultado (soma) e cobrir as casa correspondentes.

15. Jogo: Seqüência ( com cartas )

Objetivos: Atenção, concentração, reconhecimento de numerais e seqüência numérica.

Desenvolvimento: As crianças dividem as cartas entre si, um a um viram as cartas do seu monte e contam, cantando-os em voz alta de 1 até 10; se coincidir de falar o número que sair na carta, todos deverão bater a mão no monte. O primeiro que conseguir bater no monte “leva tudo”. Vence o jogador que terminar com mais cartas.

16. Jogo: Seqüência Numérica

Objetivos: Reconhecimento de algarismos.

Noção de antecessor / sucessor.

Noção de ordem numérica.

Descoberta do erro.

Orientação espacial.

Desenvolvimento: Colocar os numerais em cima dos “iguais” na cartela. Colocar as cartelinhas em ordem numérica sem seguir um modelo.

Colocar alguns números na posição errada dentro da seqüência, para que as crianças descubram quais são.

Virar alguns números para baixo e perguntar: “quais são eles?”.

Virar o algarismo que está antes e/ou depois de um determinado

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