TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Super Iveco

Ensaios: Super Iveco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  3.430 Palavras (14 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MARKETING I 4

2.2 MARKETING II 6

2.3 PESQUISA DE MERCADO 9

2.4 NEGOCIAÇÃO 10

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

A empresa Super Distribuição Automotiva Ltda é concessionária da Iveco Latin América, considerada uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo. A indústria fabrica uma completa gama de veículos comerciais que atendem aos diversos segmentos do mercado e possui cerca de 23 fábricas em 19 países.

O presente trabalho tem como objetivo especificar de que maneira a empresa Super Distribuição Automotiva Ltda, que é mais conhecida pelo seu nome fantasia, Super Iveco, coloca em ação o composto de marketing, ou os 4Ps. Avaliaremos cada uma dessas ferramentas e a maneira como são utilizadas para atender o mercado e suprir as expectativas e necessidades de seus clientes.

Também será verificada a relevância da pesquisa em negócios destacando a importância de que ela seja feita por pessoas qualificadas para que possa trazer respostas confiáveis para auxiliar na tomada de decisões.

Por último, conceituaremos negociação e conflito, apresentando uma breve exposição de que forma eles acontecem no dia-a-dia da empresa e de que maneira se busca superar as adversidades.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING I

2.1.1 Como a empresa trata cada um dos 4 P’S ?

Produto / Serviço:

De acordo com Urdan e Urdan (2006, p.30), produto “é um objeto oferecido ao consumidor que satisfaz necessidades e atende desejos”.

A Super Distribuição Automotiva Ltda, mais conhecida como Super Iveco, trabalha com a venda de caminhões Iveco leves, semipesados, pesados, extra-pesados e micro-ônibus, além de comerciais leves da marca Fiat. A Super Iveco é integrante do Supergruppo e faz parte da rede de concessionárias Iveco, considerada uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo. A empresa europeia atua no Brasil desde 1997 e atualmente possui quase cem locais de venda de caminhões, atendimento e serviços aos clientes da marca no Brasil.

A fabricação dos veículos é própria, sendo realizada na cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais. A fábrica é considerada uma das mais modernas do país e tem uma capacidade produtiva de 70 mil veículos por ano. Situa-se numa área de 2,35 milhões de metros quadrados dos quais ocupa atualmente 600 mil metros quadrados. Também possui uma “ilha ecológica” onde todos os resíduos industriais e a água utilizada no processo produtivo são tratados antes de serem corretamente destinados a reciclagem, reutilização ou disposição final.

A empresa acredita que vende muito mais do que um veículo, está atendendo a uma necessidade ou um desejo de seus clientes. Por isso visa sempre identificar o que seu cliente está buscando e construir um produto que tenha todas as características que irão satisfazê-lo plenamente.

Preço:

Conforme Urdan e Urdan (2006 p.31) “a gestão de preços cuida dos vários aspectos que afetam o preço fixado para os produtos da empresa”.

Crocco et al. (2006, p.31) afirma que “preço pode ser definido como a quantidade de dinheiro necessária para concretizar a venda de um produto”.

A Super Iveco compra os veículos da fábrica e revende-os diretamente ao consumidor final. A empresa trabalha com uma margem de 30% de lucro na venda, mas este percentual é variável de acordo com a região, o número de veículos existentes, a quantidade de eventos de divulgação e também as promoções.

Mais importante do que ter um “bom preço” é agregar valor ao produto, ou seja, oferecer um produto com uma alta qualidade e fazer com que o cliente perceba que ele realmente vale o preço que está sendo cobrado.

Praça:

Urdan e Urdan (2006 p. 116) afirma que “praça ou distribuição são os arranjos de agentes interdependentes que disponibilizam os produtos da empresa aos clientes”.

A empresa possui quatro concessionárias próprias no estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de Passo Fundo, Alegrete, Pelotas e Santa Maria mas atende a um total de 78 cidades. Contando também com parceiros terceirizados que prestam serviços de mecânica em alguns locais. As concessionárias chegam mais facilmente aos clientes e conhecem as necessidades de cada região e dos clientes, o que facilita a venda e a distribuição para a fábrica.

A retirada dos veículos adquiridos é feita pelos próprios clientes na concessionária. A empresa tem como lema diminuir a distância entre a revenda e o cliente.

Promoção:

A Iveco trabalha muito forte com a exposição da marca em todos os tipos de meios de comunicação, pois não basta criar um excelente produto e disponibiliza-lo ao mercado, é preciso fazer com que o cliente conheça o produto e se identifique com ele. É preciso fazer com que o cliente sinta necessidade e desejo de ter o produto.

Para isso, a Iveco mensalmente distribui a seu público alvo revistas com informações sobre a empresa, seus produtos e outros assuntos que sejam relevantes. Também utiliza o serviço de mala direta, envio semanal de e-mails e propaganda nos meios de comunicação em programas que atingem o público que lhe interessa. A “scuderia” Iveco também é uma forma de divulgação, onde a empresa patrocina a fórmula truck.

Mas a principal forma de promover a marca é através das feiras e eventos regionais em que a Iveco se faz presente, ali se encontram os clientes em potencial e se concretizam a maioria das vendas. Normalmente neste tipo de evento se tem um aumento de em torno de 40% das vendas e consequentemente dos lucros da empresa. Assim podemos afirmar que uma boa promoção de vendas, aliada a um bom produto e um preço justo é com certeza receita de sucesso.

2.2 MARKETING II

2.2.1 Quais as principais características do cliente-alvo da empresa?

A empresa segmentou seus clientes analisando as reais necessidades de cada cliente, como o tipo de transporte que precisa, classificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com