TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Super Quadra

Trabalho Escolar: Super Quadra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

ANFITEATRO

Anfiteatros são arenas ovais ou circulares rodeadas de degraus a céu aberto (não confundir com os "teatros" que são de bancada semi-circular ou semi-oval). O termo deriva do grego antigo (amphitheatron),1 a partir de (amphi),2 significando "em ambos os lados" ou "em torno" (theatron), significando "lugar para a visão."

Na Roma Antiga foram adaptados dos teatros gregos para servirem aos combates de gladiadores, de animais selvagens e demais diversões públicas. Podiam ser até cheios de água (alguns deles) para espetáculos de combates navais. O mais conhecido e maior deles é o Coliseu de Roma. Alguns anfiteatros como o coliseu romano e a arena de Verona, podiam albergar até 40.000 pessoas.

ASPECTOS HISTÓRICOS

Anfiteatro, na arquitetura, é um grande edifício piscina composto de superfície oval, chamado de areia, cercada por uma grande arquibancada de campo. O nome refere-se a suas origens como união de dois teatros.Os antigos romanos, que construiu os teatros como edifícios isentos sem o apoio de seus estandes em um declive natural, desenvolveu o anfiteatro como cenário para lutas de gladiadores, lutas de animais e outros espetáculos públicos. Na verdade, a tipologia contemporânea mais semelhante a arenas.

Os primeiros exemplos foram construídos de madeira, com arquibancadas temporárias nos fóruns e praças públicas. O primeiro anfiteatro estável em Roma, foi construído em 59 aC por ordem do Papa máximo (e chefe de obras públicas) Chave Escribonio Curio. O primeiro a ser construído, em parte, de pedra foi por Augusto em 30 aC, depois ele se tornaria o primeiro imperador de Roma. O anfiteatro Augusto permaneceu o único que não foi feito inteiramente de madeira na cidade de Roma, até que construíram o Coliseu ou Anfiteatro Flaviano em 80 dC pelo imperador Vespasiano. Todas as grandes cidades do Império de Roma seguiram o exemplo. Os principais anfiteatros romanos estão em Pozzuoli, Capua, Verona (que mantêm toda a sua arquibancada), Nimes, Arles, Mrida, Tarragona e Etílica. Conhecido também como circo romano.

Um grande palco de espetáculos sanguinários e violentos que reuniam a plebe e a burguesia, que servia também como forma de castigo para os criminosos que eram “lançados” na arena contra gladiadores ou feras, para serem massacrados.

CONCHA ACÚSTICA

Uma concha acústica é uma estrutura cênica, que abriga a orquestra e é aberta para a platéia, que reflete o som dos instrumentos musicais para o público. A concha acústica é um equipamento (fixo ou móvel) disposto à volta da orquestra mas aberto para o lado da platéia, refletindo o som em direção ao público. As conchas acústicas podem ser ao ar livre ou estar dentro de uma sala de espectáculos.

ASPECTOS HISTÓRICOS

As conchas acústicas são constituídas por paredes laterais, paredes de fundo e teto, em material refletor acústico, que envolvem a orquestra. Estes elementos devem ser oblíquos entre si, em ângulos criteriosamente definidos de forma a garantir os níveis de reflexão e reverberação adequados, dando melhor audição para o público e músicos. As conchas acústicas devem permitir diversas configurações de acordo com a formação da orquestra. Quando não estão a ser utilizadas não devem perturbar o bom funcionamento da caixa de palco. Uma concha acústica, dentro de uma sala de espectáculos, deverá ter as seguintes características:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com