TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de viabilidade para a implantação de um supermercado

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa de viabilidade para a implantação de um supermercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 11

PESQUISA DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SUPERMERCADO

Relatório Parcial

Nome dos Alunos RA

Fabio Roberto Queiroz 330681

Roberta Kelli Oliveira dos Santos 288768

Leonardo Boaventura Parreira 308109

Eduardo Santos de Santana Filho 337750

Uberlândia - MG

2012

1. APRESENTAÇÃO

O presente estudo foi realizado no município de Uberlândia, estado de Minas Gerais, mais especificadamente nos bairros Nossa Senhora das Graças e Minas Gerais e Industrial. Ambos são bairros relativamente pequenos, mas muito próximos um do outro, juntos representam aproximadamente 3,5% da população da cidade, que possui em torno de 700 mil habitantes.

Os bairros já possuem alguns comércios do tipo proposto instalados, mas com grande deficiência de atendimento e má qualidade de produção, o mais próximo encontra-se a 2 km, o que dificulta muito o deslocamento dos trabalhadores, em sua maioria não possui carro.

Observando as necessidades da população dos bairros acima mencionados, elaboramos aqui um documento de coleta de dados para realizar um estudo de viabilidade de implantação de uma empresa fornecedora de alimentos prontos, mais especificamente marmitex e Balcão térmico(Buffet) diretamente nas empresas.

Para o alcance de um estudo rápido e eficaz traçamos as seguintes metas de informações:

- Identificar o tamanho do mercado

- Qual a melhor localização;

- Conhecer o público alvo;

- Fazer uma analise da concorrência;

2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

2.1 Pesquisa de Campo – Matriz SWOT

A análise SWOT tem como objetivo identificar os principais pontos envolvidos na criação da empresa. Destacam-se os pontos fortes e fracos, a partir deles serão traçados os objetivos de desenvolvimento do projeto, servirão como diretriz para o andamento de cada uma das fazes do trabalho.

Ao aplicar a análise SWOT para avaliação dos dados coletados no estudo de viabilidade da Empresa Speed Food Gourmet, foram encontrados os seguintes pontos:

Pontos Fortes

1) A empresa será instalada na divisa dos bairros Nossa Senhora das Graças e Industrial;

2) Os clientes terão a comodidade de um cardápio pré-estabelecido para todos os dias do mês, variando de acordo com estação do ano e, elaborado por uma nutricionista; (Ver anexo 1)

3) Facilidade de pagamento através do Ticket alimentação ou refeição, pouco explorado pela concorrência neste seguimento de entrega de alimentação. Além de outras formas como faturamento a cada 15 dias com mais 15 para pagamento da fatura; recebimento em dinheiro ou fatura para pagamento antecipado (contrato de fornecimento)

4) Entregas em três horários diferentes: 11:00h, 12:00h e às 13:00h

5) Melhor preço da região;

6) Serviço de entrega em domicilio;

7) Bairros em desenvolvimento comercial e carência de comercio do tipo;

8) Concorrência acomodada;

9) Inovação na forma de fornecer através do balcão térmico onde os funcionários poderão se servir;

10) Contaremos com entregadores próprios e não terceirizados.

Pontos Fracos

1) Mão de obra pouco qualificada para algumas funções;

2) Pouco recurso financeiro para compra de equipamentos;

3) Ameaça de abertura de novas concorrências;

2.2 Nome do Negócio: Speed Food Gourmet

O nome Speed Food Gourmet nasceu da condição de proporcionar ao cliente beneficio de uma comida rápida e inovadora, assim como o termo em Inglês, que significa COMIDA RÁPIDA, proporcionando comodidade, agilidade e variedades cardápio.

Em pesquisa de campo foi ouvido de um potencial cliente que, uma empresa com esta proposta revolucionária a forma atual de fornecimento e geraria um novo conceito e modelo deste seguimento para região.

As pessoas envolvidas no projeto são:

Jader Bolsoni dos Santos – Sócio/Administrador, responsável pela administração de toda verba e estrutura física necessária para implantação e gestão do negócio.

Hallana de Oliveira Arantes Guedes – Sócia/Financeiro, responsável por contas a pagar, a receber e gestão de contratos com bancos e empresas de cartão de crédito, e vale alimentação.

André Trabach Ribeiro – Sócio/Gerente, responsável por toda gerencia da loja, atendimento ao publico, disposição do mobiliário, supervisão dos caixas, formulação de propostas comerciais e direcionamento das entregas.

José Marques Rodrigues Neto – Sócio/Comprador, responsável por compras referentes a manutenção da loja e também dos produtos de venda e preparação dos alimentos, além de negociador de preços e parcerias junto a fornecedores.

Além dos sócios a cima citados serão contratados funcionários para os seguintes cargos: Limpeza e Manutenção, Cozinheira, ajudante de cozinha e entregador.

Produto / Serviço – nome: Concorrência

Em um detalhado estudo de mercado foram levantados os seguintes concorrentes:

1 – Real Sabor Restaurante

Bairro N. Sra. Das Graças

2 – Paulista Restaurante

Bairro Industrial

3 - Restaurante Panela Velha

Bairro Industrial

4 - Angelo Pizzato

Bairro Industrial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com