TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supervisão Em Enfermagem

Dissertações: Supervisão Em Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo

O supervisor de enfermagem ele toma decisões que ajudam e apoiam a equipe.

procura uma relação harmônica, acata as opiniões e ideias dos outros, evita gerar conflitos, mas, se eles ocorrerem,acalma os ânimos em prol da união do grupo.

Não é uma tarefa fácil é um desafio, mas como um bom líder ele busca proporcionar um ambiente de trabalho motivador.

Liderança pode ocorrer externamente a um contexto organizacional, sendo definida como o processo de conduzir um grupo, ou grupos, numa direção. Gardner (1990) definiu liderança como “o processo de persuasão e exemplo pelo qual um indivíduo (ou equipe de liderança) induz um grupo a buscar objetivos defendidos pelo líder ou partilhados pelo líder e seus seguidores”. “Liderança é o processo de fortalecimentos de crenças e de ensino de outros para extraírem suas capacidades plenas, mediante

a superação das crenças que os limitavam”

O líder fortalece sua equipe, liderar aumenta a produtividade, maximizando a eficiência da força do trabalho. O líder influência e orienta o rumo, as opiniões e o curso das ações.

ABSTRACT

The nursing supervisor he makes decisions that help and support team.

seeks a harmonious relationship , accepts the opinions and ideas of others , avoids creating conflicts , but if they occur , calms tempers for the unity of the group .

It is not an easy task it's a challenge , but a good leader as he seeks to provide a motivating work environment .

Leadership can occur externally to an organizational context , is defined as the process of conducting a group , or groups , in one direction . Gardner (1990 ) defined leadership as " the process of persuasion and example by which an individual (or leadership team ) induces a group to pursue objectives espoused by the leader or shared by the leader and his followers ." " Leadership is the process of invigoration beliefs and teaching others to extract their full capabilities by overcoming the beliefs that limited "

The leader empowers his team , lead increases productivity by maximizing the efficiency of the labor force . The leader influences and guides the course , the views and the course of action .

“Aprendemos, não apenas para nos adaptar, mas, sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a”

(FREIRE, 1988)

Objetivos gerais

Analisar como o supervisor age em situações geradoras de conflitos e como ele cria um clima motivador de trabalho. O enfermeiro normalmente assume o trabalho da equipe de enfermagem visando principalmente, á prestação de uma assistência eficaz, ao desenvolvimento dos funcionários e a manutenção de um ambiente harmonioso.

Objetivos específicos

O papel do elemento supervisor é o cumprimento das ordens e dos regulamentos impostos pelo seu patrão e o de garantir a produtividade.

Foco do papel do supervisor dos primeiros grupos:

• Desenvolver atividades especificas;

• Detecção de falhas;

• Aplicação de sansões.

Mostrando que o supervisor é um facilitador do ambiente de trabalho.

Metodologia

O método utilizado neste trabalho acadêmico segue a partir de revisões bibliográficas de artigos científicos. Fazendo-se assim uma coleta de dados e informações de artigos publicados. Observado os limites estabelecidos para a abordagem temática, a pesquisa desenvolvida. Sendo utilizados dez artigos científicos, e referências bibliográficas .

Sumário

Introdução 7

Supervisão em enfermagem 8

Importância, origem e características da função supervisão. 8

PLANEJAMENTO 9

Conceitos, atividades e objetos da função supervisão. 10

Técnicas e instrumento 11

Etapas para o desenvolvimento da supervisão. 12

Cronograma 12

Roteiro 12

Desenvolvimento da equipe de enfermagem 13

Aplicações de medidas disciplinares 13

Situações geradoras de tensão 14

Motivação 14

Conclusão 17

Bibliografia 18

Introdução

O enfermeiro é responsável pelas atividades inerentes a função, o enfermeiro quase sempre é responsável por uma equipe de trabalho.

Para coordenar esse grupo ele precisa de organização e habilidade de liderança são fatores determinantes. Pois esta prática é capaz de influenciar mudanças na prática de enfermagem (Trevizan,Lanzoni).

Liderar não é uma tarefa fácil, muitas vezes é um desafio.

A questão da liderança na enfermagem foi introduzida por Florence Nightingale, percussora da enfermagem moderna na segunda metade do século XIX. Durante a guerra da Crimeia Florence se envolveu em atividades administrativas hospitalares e demonstrou habilidades de gerenciamento e liderança supervisionando as enfermeiras e organizando ocotidiano com soldados feridos. (Oliveira SRM)

os atributos necessários para ser um bom líder:

• Ser comunicável; (influenciador)

• Inteligente e autoconfiança;

• Carisma;

• Autoridade;

• Honestidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com