TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superávit E Déficit

Pesquisas Acadêmicas: Superávit E Déficit. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 6

Superávit

O superávit é um termo latino, que significa que, no que diz respeito à balança comercial, durante um determinado período de tempo, as exportações de um país foram em maior valor que as importações. Mostra que, ao final desse período de tempo, entrou mais dinheiro no país do que a quantia que saiu por meio das exportações.

O superávit é um fator positivo na economia de um país, já que mostra que o mesmo está exportando (vendendo) mais do que está importante (comprando). Isso gera um lucro que é usado para investir no próprio sistema econômico.

Existe ainda uma diferença entre dois tipos de superávits: nominal e o primário. O primário é o resultado da subtração da receita (valor ganho) com a despesa, sendo que essa conta não inclui os juros de dívidas públicas. Essa receita não se configura apenas como dinheiro, mas também patrimônios de posse governamental e outros valores . Impostos, lucro de empresas governamentais são alguns dos principais meios de arrecadação do governo. Já alguns dos principais gastos são as obras públicas, salários e manutenções públicas. Sendo positivo o valor deste balanço, o lucros é usado para aplicar no pagamento das dívidas internas.

Dívida interna é a dos estados com pessoas ou empresas nacionais. Essas dívidas, como todas as outras, geram juros (veja como calcular juros) e o ganho obtido num superàvit primário é usado para o pagamento deles. Essa ação de pagamento dos juros se faz necessário não penas para impedir o crescimento, a partir dos juros da dívida, mas também para mostrar ao credor, que o governo pode e vai pagar as suas contas.

Caso o valor obtido no superávit seja mais que o suficiente para o pagamento dos juros, ele será empregado no valor total da dívida, quitando-a, assim, e diminuindo a dívida pública. Nesse caso, é chamado de superávit nominal. Ou seja, o superávit nominal é aquele que é usado para a quitação de dívidas públicas.

Em Contabilidade, superavit ou superávite (grafia comum em Portugal) é o nome genérico que se dá a uma conta de balanços de entidades sem finalidades econômicas (Direito Privado) ou da Administração pública, que em geral corresponde ao da conta Lucro do exercício, dos Balanços empresariais privados.

Em Administração, superavit pode ser o excedente resultante da execução orçamentária que aferiu mais ganhos do que gastos. Nesse caso o orçamento é chamado de superavitário e o resultado oposto denomina-se "deficit".

Pela técnica orçamentária pública, o plano deve estar equilibrado. Assim se a princípio as receitas comuns estimadas forem inferiores as despesas comuns fixadas, o orçamento deverá prever formar objetivas de financiar esse deficit, geralmente através de operações de crédito.

Em Economia ou contabilidade nacional, quando há uma diferença positiva entre receita e despesa na balança comercial de um país, esta passa a ser superavitária, sobrando capital para reinvestir no próprio sistema financeiro.

O controle monetário há que ser executado, de forma que não haja deflação, que é tão maléfica para o sistema financeiro quanto a inflação, pois ambas causam recessão. Como John Maynard Keynes declara, em sua obra Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (1936), "os investimentos públicos e privados determinam diretamente a elevação e a redução dos níveis de renda e emprego. Em contraposição à tese da escola clássica, segundo a qual o estado deveria manter-se, tanto quanto possível, à margem da atividade econômica". Assim, Keynes propunha que o estado se transformasse em motor do desenvolvimento, intervindo de forma cíclica e positiva, criando ora superavit, ora déficit, na macroeconomia.

Entretanto, Superávit é um vocábulo latino que provem de superāre e que significa “exceder” ou “sobrar”. O conceito é usado na economia e nas finanças para fazer referência ao excesso dos bens ou dos rendimentos face às obrigações ou dívidas em caixa.

O superávit económico surge da diferença entre as entradas de dinheiro e os gastos durante um determinado período. Sempre que essa diferença seja positiva (isto é, quando os lucros superam os gastos), fala-se de superávit (ou excedente). Pelo contrário, se as despesas excederem os rendimentos, estaremos perante uma situação de défice.

O superávit do Estado tem lugar quando o dinheiro obtido através dos impostos, das retenções na fonte, das empresas públicas, etc. supera as despesas em serviços públicos e em pagamento de dívidas (custos com o pessoal, por exemplo). A existência de superávit pode resultar de uma correcta gestão governamental ou da ausência de investimentos sociais.

A teoria marxista também recorre à noção de superávit ou de mais-valia. Este superávit é o excedente do valor de um trabalho de que se apropria o capitalista. Por outras palavras, o superávit marxista é o valor que um trabalhador cria acima do valor da sua força de trabalho e que corresponde à base da acumulação capitalista.

Esse superávit pode ser aumentado a partir do alargamento das horas laborais ou do aumento da força produtiva do trabalho (o objectivo é produzir mais durante o mesmo espaço de tempo ou produzir o mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com