TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suporte Ao Ensino E Pesquisa Na Graduação

Monografias: Suporte Ao Ensino E Pesquisa Na Graduação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 9

MAURICIO MOREIRA

SUPORTE AO ENSINO E PESQUISA NA GRADUAÇÃO

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa pela turma A do curso de Direito da faculdade de Pato Branco-FADEP

Professor.DR. Marcos Euzébio Maciel

PATO BRANCO-PR

JUNHO/2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 03

2 SUPORTE AO ENSINO E PESQUISA NA GRADUAÇÃO............................. 04

2.1 CONHECIMENTO......................................................................................... 04

2.1.1 Conhecimento Popular............................................................................... 04

2.1.2 Conhecimento Cientifico............................................................................. 05

2.1.3 Conhecimento Filosófico............................................................................ 05

2.1.4 Conhecimento Teológico 06

2.2 LEITURA INFORMATIVA............................................................................. 06

2.3 RESUMO: DEFINIÇÕES E TIPOS................................................................ 08

2.4 FICHAMENTO: PRINCIPAIS COMPONENTES E TIPOS............................ 09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................

4 REFERÊNCIAS................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema o “suporte ao ensino e pesquisa na graduação”. Para tanto foi pesquisado o conhecimento e seus níveis, a leitura informativa, o resumo e seus tipos e o fichamento.

Hoje em dia esses métodos acompanham o acadêmico do inicio ao fim de seu curso, sendo fundamental para sua formação.

O conhecimento surgiu a milhares de anos atrás, o ser humano é o único capaz de adquirir conhecimento, e com isso criou uma linguagem de símbolos que foi se modernizando até a escrita atual de hoje.

Uma boa leitura é fundamental, ela é a melhor forma de obtenção de conhecimento, com a leitura o ser humano é capaz de aprender tudo que quiser, sendo que ela é a primeira coisa que se ensina a uma criança ao entrar na escola.

Um dos principais componentes deste trabalho é o resumo. O resumo é uma das atividades acadêmicas que mais serão cobradas no decorrer da graduação, por este mesmo motivo que é essencial ter conhecimento sobre ele, e diferenciar os seus tipos.

O fichamento é um método muito simples de guardar informações úteis que no decorrer do tempo podem ser esquecidas, desde que seja feito de forma correta. Neste trabalho mostraremos os quatro tipos de fichamento e como ele é feito.

2 SUPORTE AO ENSINO E PESQUISA NA GRADUAÇÃO

2.1 CONHECIMENTO

O conhecimento é algo exclusivo dos seres humanos, nós somos os únicos capazes de pensar, nos expressar, e criar um sistema de símbolos como a linguagem. Por meio dela é que podemos explorar o máximo a nossa capacidade de conhecer, incorporando um novo conceito. (TIPOS DE CONHECIMENTO, 2011)

É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece, e o objeto e fenômeno alvo da pesquisa. Para existir o conhecimento é necessário que exista um sujeito e um objeto, um para ser o conhecedor, e outro para ser o conhecido, o conhecimento é resultante desta relação. Conhecer é uma forma de estar conectado ao mundo, e saber o que acontece a sua volta. (TIPOS DE CONHECIMENTO, 2011)

Existem diferentes tipos de conhecimento da qual analisaremos os quatro principais que são: Conhecimento Popular, Científico, filosófico e Teológico.

2.1.1 Conhecimento Popular

Também conhecido como conhecimento empírico, espontâneo, vulgar, cotidiano ou senso comum. É o conhecimento adquirido no decorrer do dia, através de observações crendices e pensamentos populares ele é percebido diante de fatos, tentativas e erros e é caracterizado pela forma espontânea e direta de entendermos. (CONHECIMENTO EMPIRICO, 2011)

Este tipo de conhecimento abrange todo nosso saber, incluindo as mais gerais e abstratas, são retratadas de nossas experiências, de nossa vida pessoal e profissional, de nossos relacionamentos, de nossos erros e acertos. (CONHECIMENTO EMPIRICO, 2011)

Alguns exemplos de conhecimento popular são as crendices que passam de geração em geração, entre curas e as lendas sobre remédios.

2.1.2 Conhecimento Científico

O conhecimento científico diferencia-se dos demais, não pelo seu objeto de estudo, mas pela forma como é obtido, caracterizado por usar somente fatos reais, este tipo de conhecimento é o que mais chega perto da verdade, por ser sistemático trata apenas de assuntos com ordenamento lógico, e não de conhecimentos vagos ou sem base comprobatória. (MARCONI e LAKATOS, 1991).

Para Marconi e Lakatos (1991, p 80):

O método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

Alguns dos mais variados exemplos de conhecimento científico são as próprias pesquisas feitas pelos cientistas e então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com