TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suporte básico A Vida

Exames: Suporte básico A Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1

Assista ao seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=in5njOZ4OwM . (Acesso em: 31 jan. 2014).

Nesse vídeo você verá questões a respeito das diretrizes da American Heart Association (AHA) em relação à RCP. Após fazer uma análise do vídeo, responda:

a) O que mudou em relação às diretrizes da AHA de 2005 para 2010? (2,0 pontos)

A mudança ocorreu na sequência dos procedimentos de Suporte Básico a Vida de A-B-C (Via aérea, respiração, compressões torácicas) para C-A-B (compressões torácicas, vias aéreas, respiração) em adultos, crianças e bebês, com exceção dos recém-nascidos.

Na sequência antiga de A-B-C, as compressões torácicas geralmente eram retardadas, porque o socorrista deveria, em primeiro lugar, abrir a via aérea para fazer a respiração boca a boca, utilizando para a respiração uma máscara facial que serve como dispositivo de barreira. Com a alteração de sequência para C-A-B, as compressões torácicas iniciarão mais cedo e o atraso na ventilação será mínimo, ou seja, somente o tempo necessário para aplicar o primeiro ciclo de 30 compressões torácicas, ou aproximadamente, 18 segundos, quando dois socorristas estiverem presentes.

De acordo com a AHA 2010, essas alterações para a RCP foram planejadas para simplificar o treinamento de socorristas leigos e continuar enfatizando a necessidade de aplicar compressões torácicas o quanto antes em vítimas de PCR súbita.

b) O que demonstram os estudos realizados pela AHA em relação à RCP? (2,0 pontos)

A importância do tempo no socorro de uma vítima, pois com a antiga sequência A-B-C o socorrista perdia um pouco de tempo para abrir as vias aéreas e para fazer a respiração que é realizada com uma máscara facial que serve como dispositivo de barreira, para depois serem realizadas as compressões torácicas, que no caso de uma PCR as compressões torácicas são mais importantes do que a aberturas das vias aéreas e a respiração.

c) Quais são os procedimentos demonstrados como avaliação inicial da vítima, anteriores ao RCP? (2,0 pontos)

Para confirmar uma PCR numa vítima é necessária a confirmação de dois fatores, que são: a inconsciência e a ausência de respiração ou respiração anormal. Se a RCP for realizada por uma pessoa leiga, esta apenas irá realizar as compressões torácicas dando ênfase em comprimir forte e rápido no centro do tórax. Essas compressões deveram ser realizadas até a chegada e a preparação de um desfibrilador externo automático para uso ou até que os profissionais do atendimento de urgência assumam os cuidados com a vítima.

Questão 2

Analise o evento que segue e indique qual seria a ação correta durante o socorro básico de urgência para a manutenção da vida.

Evento: Atropelamento

Cena: Ao chegar ao local, você se depara com o histórico de um atropelamento por veículo, tendo a vítima sido projetada a cerca de 3 metros do local do impacto inicial. O veículo causador do atropelamento não se encontra no local, caracterizando ausência de prestação de socorro.

Vítima: A vítima se encontra em posição de decúbito ventral e aparenta estar inconsciente. Mesmo antes de proceder qualquer avaliação, você percebe que ela apresenta respiração ruidosa e falha, além de nítidas deformidades nos membros inferiores.

Diante das circunstâncias, qual seria sua conduta:

a) em relação à cena; (2,0 pontos)

De acordo com o manual de primeiros socorros do DENATRAN, a sequência das ações a serem realizadas em um acidente de trânsito é: manter a calma; garantir a segurança; pedir socorro (acionando o Resgate do Corpo de Bombeiros 193, SAMU 192, Polícia Militar 190, PRF 191); controlar a situação; verificar a situação das vítimas; realizar algumas ações com as vítimas.

Primeiramente identificar os riscos antes de definir as ações. Acionar o Socorro, pois o quanto antes chegar um socorro profissional, melhor para as vítimas do acidente. Ao acionar o socorro responder algumas perguntas frequentes feitas pelas atendentes deste serviço, como: o tipo de acidente ( que neste caso foi um atropelamento); gravidade aparente do acidente; nome da rua e número próximo; número de vítimas envolvidas (neste caso uma); pessoas presas nas ferragens; vazamento de combustível ou produtos químicos.

Além disto, garantir a segurança de todos com uma boa sinalização. Isso porque acidentes acontecem nas ruas e estradas, impedindo ou dificultando a passagem normal dos outros veículos, assim podendo ocorrer um novo acidente ou atropelamento, se demorar muito ou não sinalizar de forma adequada. Pois é preciso alertar os motoristas antes que eles percebam o acidente, para que der tempo para reduzir a velocidade, concentrar a atenção e desviar. A sinalização deve começar antes do local do acidente ser visível.

Manter o tráfego fluindo, apesar do afunilamento provocado pelo acidente, deve sempre ser mantido a via segura para os veículos passarem. Isso será feito por duas razões: se ocorrer uma parada no tráfego, o congestionamento, ao surgir repentinamente, pode provocar novas colisões e que com o trânsito parado, as viaturas de socorro vão demorar mais a chegar.

Para a sinalização existem alguns materiais fabricados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com