TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento Da Sociologia E A Relação Com Seu Objeto De Investigação

Trabalho Universitário: Surgimento Da Sociologia E A Relação Com Seu Objeto De Investigação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

O surgimento da Sociologia deu-se a partir do século XVIII, devido às transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas com as Revoluções Industrial e Francesa, que evidenciaram mudanças significativas na vida em sociedade com relação a suas formas passadas, baseadas principalmente nas tradições.

Assim surge a Sociologia com as primeiras pesquisas sociais, como forma de entender e explicar tais mudanças, marcando uma nova maneira de se pensar a realidade social, desvinculando-se das preocupações transcendentais e diferenciando-se progressivamente das demais ciências enquanto forma racional e sistemática de compreensão da sociedade.

A sociologia não toma por objeto de observação, o indivíduo. Ela é uma ciência do social. Só se interessa pelo indivíduo, na medida em que este afeta aos demais, constituindo-se um fato social, estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no seu interior.

Ela pode ser orientada como uma “ciência da ordem”, isto é, seus resultados podem ser utilizados com vistas à melhoria dos mecanismos de dominação por parte do Estado ou de grupos minoritários.

Foi a primeira ciência a preocupar-se com a complexa rede de instituições sociais e grupos que constituem a sociedade, em vez de estudar-lhes um aspecto particular, foi a primeira também a preocupar-se com a vida social como totalidade. Sua concepção básica é a de estrutura social: família, parentesco, religião, moral, estratificação social, vida urbana, enfim, todos esses aspectos da vida social como objetos da reflexão e pesquisa sociológicas.

Sociólogos fazem uso freqüente de técnicas quantitativas de pesquisa social (como a estatística) para descrever padrões generalizados nas relações sociais. Isto ajuda a desenvolver modelos que possam entender mudanças sociais e como os indivíduos responderão a essas mudanças. Em alguns campos de estudo da Sociologia, as técnicas qualitativas — como entrevistas dirigidas, discussões em grupo e métodos etnográficos — permitem um melhor entendimento dos processos sociais de acordo com o objetivo explicativo.

O conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida quotidiana, das suas múltiplas relações sociais e, conseqüentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.

Pode-se dizer que a Sociologia é a ciência da sociedade, responsável pela compreensão da sociedade, o estudo dos fenômenos sociais pelo método da análise sociológica. É aplicada no planejamento e reformulação da vida social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com