TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento Das Embalagens

Monografias: Surgimento Das Embalagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

A origem das embalagens

No princípio da sua história, a existência da embalagem encontra justificação numa série de funções estruturais de entre as quais podemos salientar a que, habitualmente é considerada a sua função básica: conter fisicamente algo.

Origem

Todavia, a origem da embalagem reporta-nos ao Egito e remonta a muitos anos antes de Cristo em que ervas entrelaçadas ou tecidas, cujo fabrico já remonta a 1500 a.c., tiveram grande importância na economia daquele país. As navegações, os descobrimentos e as novas rotas marítimas e comerciais deram início ao comércio à escala global, exigindo o desenvolvimento de embalagens mais resistentes e que conservassem por mais tempo os produtos. No séc. XVI a embalagem já aparecia associada a uma marca e era identificada com rótulos, geralmente escritos à mão. Só em 1830, após a invenção da máquina de fazer papel e da litografia é que se assistiu à impressão a cores. Anos mais tarde tal facto viria a contribuir para o desenvolvimento da arte gráfica fazendo aumentar o poder de atracção das embalagens, facto que, na época, seria absolutamente inimaginável.Com a revolução industrial as máquinas mudaram o conceito de tempo e da escala de produção surgindo um novo conceito, e uma nova forma de abastecer as populações: a embalagem.

No entanto, foi durante os anos 80 que as embalagens se tornaram mais relevantes. Assistiu-se a uma maior exigência e responsabilidade por parte dos consumidores, nomeadamente no que concerne aos problemas ambientais, o que contribuiu para um maior desenvolvimento.Mais tarde a embalagem virá a adquirir uma personalidade própria, uma vez que nos dias de hoje, com o desenvolvimento do livre serviço, da grande distribuição, da concorrência de marcas e dos media publicitários, os princípios de venda modificaram-se.

Motivos

A necessidade em que as pessoas encontravam em manter alimentos,bebidas e outros tipos de produtos guardados em algum lugar,para se deslocarem de um local para outro fez com que criassem alguma forma de transportar essas "mercadorias".

Quando levavam produtos perecíveis e não-perecíveis a militares espalhados pelos quatro cantos do mundo – e diferentes climas – levou a inúmeras inovações em termos de embalagem.

TIPOS DE EMBALAGENS

-Rótulo

-Shape

-Sleeve

-Splash

-Blister

-Caixa de transporte

-Caixas K

-Cartucho

-Contêiners

-Embalagem cartonada

-Embalagens mistas

-Embalagens multicamadas

-Embalagens laminadas

-Embalagens plásticas flexíveis

-Embalagem reutilizável

-Latas de alumínio

-Latas de aço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com