TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Ambiental

Por:   •  1/11/2015  •  Resenha  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

CONSUMO SUSTENTÁVEL, É POSSÍVEL?

O que é consumo sustentável?

CONSUMO E CONSUMISMO

-O consumo é a aquisição de produtos necessários para a nossa sobrevivência, atendendo as nossas necessidades básicas.

-Consumismo é quando gastamos dinheiro demais em produtos supérfluos, produtos ou seja, compramos produtos pela curiosidade ou pela necessidade de possuir algo.

CONSUMO VERDE, CONSUMO ÉTICO, CONSUMO RESPONSÁVEL, CONSUMO CONSCIENTE E CONSUMO SUSTENTÁVEL.

-Consumo verde é aquele em que o consumidor, além de buscar o melhor qualidade e preço, inclui em seu poder de escolha, a variável ambiental, dando preferência a produtos e serviços que não agridam o meio ambiente, tanto na produção, quanto na distribuição, no consumo e no descarte final.

-O consumo ético, responsável ou consciente significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolve a exploração de seres humanos, animais e não provoca danos ao meio ambiente. Essas expressões surgiram como forma de incluir a preocupação com aspectos sociais e não só ecológicos, nas atividades de consumo.

CONSUMO SUSTENTÁVEL

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (2005)

O consumo sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.

O consumo sustentável se propõe a ser mais amplo, além das inovações tecnológicas, das mudanças individuais ou coletivas, políticas, econômicas e institucionais.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Eficiência é a realização de algo da maneira correta. É fazer mais gastando menos, utilizar o máximo da energia desperdiçando o mínimo possível, assim economizamos os recursos financeiros e também conservamos o meio ambiente

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Uma medida prática para ser adotada nas residências urbanas, e estabelecimentos comerciais é a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED (Light Emmiting Diode)- Diodo Emissor de Luz.

As lâmpadas incandescentes consomem muita energia, a eficiência energética é de 8%, as fluorescentes aproximadamente 32% e a de LED 60%.

Vantagens LED:

- Vida útil maior do que as lâmpadas convencionais;

- Menor manutenção;

- Maior robustez mecânica;

- Menor risco de choque elétrico;

- Ausência de radiação ultravioleta e infravermelha;

- Ausência de mercúrio ou outros elementos agressores ao meio ambiente;

ENERGIA RENOVÁVEIS OU NÃO RENOVÁVEIS?

Biocombustíveis

Energia Solar

Energia Eólica

Energia Maremotriz

Energia Hidrelétrica

BIOCOMBUSTÍVEL

Os biocombustíveis são combustíveis derivados de fontes energéticas naturais como cana-de-açúcar, óleo de girassol, dendê, pequi, linhaça, soja, alga entre muitos outros.

Um exemplo para produção de biocombustíveis e geração de energia a partir de microalgas, as microalgas produzem uma biomassa, após o processamento, a biomassa dá origem a um óleo vegetal, o qual é utilizado para produção de biodiesel em um processo denominado transesteretificação.

ENERGIA SOLAR

Os painéis fotovoltaicos são sistemas que permitem que a energia solar gerada durante o dia seja armazenada e transformada em energia elétrica, este tipo de tecnologia é considerado limpa pois não gera nenhum resíduo, e o Brasil tem como vantagem de ser um País com grande nível de radiação solar.

ENERGIA EÓLICA

A energia eólica é uma energia limpa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com