TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Casos: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

• Responsabilidade Social e ética Empresarial

As empresas fazem parte de uma sociedade e a partir de uma visão clássica a empresa tem direito ao lucro advindo da comercialização de um bem tangível (produto) intangível (serviço), ocorrendo assim um processo de troca satisfazendo ambas as necessidades.

• O caminho da responsabilidade social empresarial

Um conceito que vem crescendo em importância. Peter Drucker (apud Asheley ET AL., 2003, p. 7) chama atenção para o fato de que “ é justamente em função de a empresa ser bem-sucedida no mercado que cresce a necessidade de uma atuação socialmente responsável, visando diminuir problemas sociais”.

Existe um conflito entre o politicamente correto e o concretamente correto e alimentar as discussões em o limite do econômico social.

Questionar-se muito o fato das empresas usarem o apelo social para gerar uma comoção na sociedade e fazer disso apenas uma ação de Marketing com objetivo de aumentar os lucros e perpetuar as diferenças entre classes sociais.

A mídia em geral vem ressaltando a abordagem da Responsabilidade Social Coorporativa como forma de melhorar a reputação da empresa e identificar, identificar oportunidades de testar novos produtos e tecnologias e adquirir vantagens competitivas no mercado.

Sendo assim a visão mercadológica da responsabilidade social é transformada em mídia, permitindo que as empresas se comuniquem de uma forma diferenciada com o publico alvo.

• Conceito de Responsabilidade Social e ética Empresarial

É muito abordado o tema de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que as atividades sociais limitam –se aos pagamentos de impostos e cumprimento das leis, ficando para o Estado a Responsabilidade das questões sociais.

Segundo Certo e Peter (1993) o ponto de vista clássico sustenta que as empresas não devem assumir nenhuma Responsabilidade para além do domínio do seu negócio. A perspectivas da Responsabilidade Social seria decorrente a atividade empresarial incluindo a geração de empregos, renda e atendimento as necessidades da cliente.

De acordo com o ponto de vista contemporâneo, citado por Certo e Peter (1993, p.280) “as empresas são vistas como importantes e influentes membros da sociedade, sendo responsáveis por ajudar a manter e melhorar o bem estar da sociedade como um todo”. Essa concepção e defendida, entre outros, por Drucker (1984), que afirma que a responsabilidade social transcende a espera ‘negocial’ e inclui uma serie de relação da empresa com o ambiente na qual esta inserida.

A expressão responsabilidade social levanta uma seria de interpretações.

Para alguns autores, representa a idéia de responsabilidade ou obrigação legal; para outros, é um dever fiduciário, que impõe as empresas de padrões mais altos de comportamento que os de cidadão médio. Há os que traduzem como prática social, papel social e função social, associadas ao comportamento eticamente ou a uma contribuição caridosa.

Nos primórdios da literatura sobre responsabilidade social, o termo era definido como “a obrigação do homem de negócios de adorar orientações, tomar decisões e seguir linhas de ação que fossem compatíveis com os fins e valores da sociendade” (Bowen, 1953 apud Ashley et AL., 2003,p.6). Definindo a finalidade das ações de responsabilidade social, Melo Neto e Froes (1999, p.78) a descrevem como: ‘a decisão de participar mais diretamente das ações comunitárias na região em que a empresa está presente e minorar possíveis danos ambientais decorrentes do tipo de atividade que exerce’.

O conceito de responsabilidade social, tal sai relevância na atualidade, deve fazer parte do conjunto de estratégias empresarias- e vem ampliando seu campo de atuação. O Instituto Ethos de Responsabilidade Social criado para ajudar os empresários a compreender e incorporar o conceito de responsabilidade social no cotidiano da sua gestão. A empresa sociamente responsável é a que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com