TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Ensaios: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina, , para as disciplinas: Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia .

Prof. Adriana Rampazo

Marcelo Silveira

Wilson Sanches

Márcia Bastos

Teresópolis

2011

Introdução

Neste trabalho será desenvolvido a relação entre as empresas e os projetos socioambientais, além de uma analise de textos referente a empresa Petrobras, onde se destaca seus interreses socioambientais e projetos, em contrapartida com um texto que se refere a uma decisão judicial tomada contra a empresa.

No trabalho também haverá um estudo sobre o petrolio, em que falará da sua origem, da crise do petrolio, a que acarretou percas para as industrias e para o desenvolvimento do país.

DESENVOLVIMENTO

Não existe uma definição única para responsabilidade social segundo Business Social Responsible Institute (BSR 2001), mas de forma ampla trata-se de decisões de negócio tomadas com base em valores éticos e de respeito com as pessoas e com o meio ambiente, segundo a BSB Institute, sustenta que o conceito de empresa socialmente responsável se aplicará

aquela que atue no ambiente de negócios, de forma que atinja ou exceda as expectativas éticas, legais e comerciais do ambiente social na qual a empresa se insere.

Diante da degradação de nosso planeta temos cada vez mais desastres naturais, porém um dos maiores problemas ambientais atualmente são causados pela poluição, e os efeitos dessa poluição tem relação direta com duas dimensões: o tempo e o espaço. Assim um desastre ambiental que tenha graves conseqüências em nosso planeta hoje, podem perfeitamente ser encontrado muitos anos depois, pois o efeito desse desastre e biocumulativo (A Crise Ambiental Planetária por Nilze de Paula Figueiredo).Outros causadores desses desastres são urbanização desenfreada , o avanço da urbanização em contrapartida com o crescimento populacional e conseqüentemente com um maior consumo dos recursos naturais, geram sérios desequilíbrios para o meu ambiente, o desmatamento e a contaminação das próprias empresas que não tem consciência ambiental.

Os problemas socioambientais interferem nas organizações em diversos fatores, como desastres ambientais, as guerras e as mudanças observadas na sociedade afetam o ambiente de negócios e tornam os problemas socioambientais ainda maiores, pode acarretar falta de matéria prima, dificuldade de transporte em caso de desastre, e a empresa que não segue os patrões éticos e ambientais podem ser mal vista no mercado interferindo na sua rentabilidade.

Para se obter responsabilidade

social e ambiental tem que haver ética, pois a pratica de responsabilidade social indica valores éticos e morais

A sociedade passa a usar a energia fóssil de maneira intensiva, na revolução industrial neste período foram usadas fontes de maior poder energético como petróleo.

1- Exxon móbil (EUA)

2-Shell (Holanda)

3-Petrobras (Brasil)

4-BP (Reino Unido)

5-Total (França)

6-Chevron (EUA)

7- Eni (Itália)

8- Conoco Philiphs (EUA)

9- Repsol (Espanha)

Em meados dos anos 70 com a crise do petróleo e a alta internacional dos juros desaceleraram a expansão industrial, com o financeiro externo mais caro, a economia brasileira entra em um período de dificuldades crescentes, que levam o pais na década de 80 ao descontrole na inflação. O Brasil mergulha numa longa recessão que praticamente bloqueia seu crescimento econômico. No começo dos anos 90 a produção e praticamente a mesma de dez anos atrás. Contudo o setor industrial vem encolhendo e perdendo a participação do PIB para o setor de serviços.

Mesmo com a tecnologia avançada, não investimos em fontes de energia limpa, pois o petróleo ainda gera muito lucro, já houve grande investimento para extração de petróleo, e ele mais barato.

São varias as leis ambientais algumas delas são:

Área de proteção ambiental (6.902 de 27/04/1981)

Agrotóxicos (7.802 de 11/07/1989

Exploração mineral (7.805 de 18/07/1989)

Fauna silvestre (5.197 de 03/01/1967) entre outras.

Os municípios podem

criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com