TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Dissertações: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ISE-BOVESPA .........................................................................................................4

3 BALANÇO SOCIAL..................................................................................................5

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

5 REFERÊNCIAS.........................................................................................................8

1 INTODUÇÃO

O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa, tem a expectativa de crescer e se consolidar rapidamente. Esta bolsa é responsável pelo calculo e pela gestão técnica do índice. Apesar de muitas empresas estarem buscando práticas socialmente responsáveis em suas gestões, o maior desafio reside em encontrar uma fórmula equilibrada de gerenciar seus negócios, não apenas buscando a competitividade, como baixo custo e elevado padrão de qualidade, mas também considerando aspectos do desenvolvimento sustentável e atendendo às reivindicações da sociedade.

2 O ISE-BOVESPAS

É um órgão de governança do ISE que tem como missão garantir um processo transparente de construção de índice e de seleção das empresas comprometida no aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

Portanto a BMF-BOVESPA crio um índice denominado índice de sustentabilidade empresariais (ISE) que contempla ações de empresas tidas como sustentáveis.

Entretanto a empresa que engajar a esse índice terá benefícios econômicos à redução dos custos tais como:

Redução no consumo de água, energia e outros insumos; incrementa à receita aumentando a contribuição marginal de protudos verdes, que podem ser vendidos a preços muito altos entre outros benefícios estratégicos.

Dessa forma no atual exercício de 2013, referente o ano base de 2012, 137 empresas integram a listra de empresa legíveis no ISE-BOVESPA, todas com o intuito de conciliar as necessidades econômicas, ambientais, sociais, fazendo parte desta conceituada lista de empresas socialmente responsável.

As empresas socialmente responsáveis são aquelas que atuam em seu mercado visando, além de seu objetivo primário, que é o lucro, o benefício social sem, no entanto, restringir-se aos interesses individuais dos grupos posicionados em sua área de atuação.

A Sustentabilidade Empresarial (SE) tem um foco também nos negócios, buscando suprir as necessidades da geração presente sem afetar as gerações que estão por vir e que enfrentarão restrições de recursos no futuro

SGA – Conjunto de procedimento para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente.

As grandes empresas está investimentos na área social ou em projetos ambientais como exemplo de construção da hidrelétrica, que e preciso construir uma barragem para a capitação d’água e sequentemente produção de energia hídrica, mas não e deixada de lado a preservação ao meio ambiente.

Existe forte indício de informação Contábil relacionado ao investimento na área social ou ambiental, como e o caso da contabilidade gerencial ambiental que pode ser aplicada para avaliar as reservas e o consumo de recursos naturais renováveis e não renováveis, que por sua vez fornece a contabilidade Nacional relatórios, e essas informações macroeconômica de uma pais, ou seja, é utilizada para medir monetariamente o valor total da produção em determinado período, formando o chamado PIB (Produto Interno Bruto).

3 Balanço Social

O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com