TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Artigos Científicos: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Sustentabilidade empresarial como exemplo

21 out 2013 - Por Renato Ribeiro em Ciência e Tecnologia, Diversos, Vida Verde

DSC06282Há quem diga que sustentabilidade e capitalismo não podem andar juntos. Há quem diga que empresas familiares são fadadas ao fracasso.

Antes de qualquer coisa é preciso deixar claro que sustentabilidade empresarial nada tem haver com sustentabilidade ambiental, por outro lado, para uma empresa permanecer ativa durante anos no mercado é preciso que o planeta continue existindo e haja recursos para prosseguir sua produção, portanto a sustentabilidade ambiental é um dos suportes da sustentabilidade empresarial.

O Coletivo Verde tem como objetivo apontar alternativas e exemplos de sustentabilidade em todas as áreas, inclusive na interação entre a sustentabilidade empresarial e ambiental.

Estive diante de um “case” interessante, Faber-Castel, todos conhecem, não há quem não tenha utilizado milhares de vezes algum lápis, borracha, caneta ou qualquer outro produto deles, no mundo.

DSC06227

Em qualquer caixinha de seus lápis vocês podem identificar selos de qualidade, aprovações de Inmetro, Abrinque, um selo do FSC e a nomenclatura “Eco Lápis”. Para se conquistar estes itens não basta “greenwashing”, propaganda enganosa pintada de verde-ecologia.

Órgãos que atestam a qualidade de empresas fazem auditorias para que elas os conquistem, leis federais e estaduais obrigam empresas a terem certos cuidados com o meio ambiente. A Lei de resíduos sólidos, entre outras atribuições, obriga as grandes fábricas em solo nacional cuidarem de seus descartes de forma responsável, mas é uma obrigação relativamente nova, entrou em vigor no ano passado, apesar de parecer tão óbvio.

DSC06313Mas a Faber-Castel se adiantou; na fábrica de lápis, em São Carlos – SP, há um sistema de tratamento de resíduos e cuidado com água desde 1977. Para se ter, uma ideia, depois da água de toda a empresa, banheiros, cozinha e processo industrial, passar por um rigoroso tratamento físico e químico, ela alimenta um aquário com peixes vivos, eles atestam a qualidade da água que está sendo devolvida ao meio ambiente. Vale lembrar que o tratamento de esgoto no Brasil não chega a 40%. Imaginem se todas as empresas, prefeituras e governo de estado fizessem sua parte.

Na fábrica nos perguntamos como vivem as pessoas que trabalham lá, em processos mecânicos, operando máquinas dia após dia. Indagamos uma operária se ela gostava de trabalhar ali.

DSC06239Com um sorriso sincero ela respondeu que adorava. Outra nos disse que o sonho dela era trabalhar lá como o pai e a mãe dela já o faziam há anos. Não acredito que isto seja uma regra absoluta, eu mesmo não tenho perfil para trabalhar desta forma por tantos anos na mesma empresa, mas não podemos negar a satisfação destes. Descobrimos por exemplo que na fábrica de São Carlos trabalham algo em torno de 2.500 pessoas fixas, mais algo uns 500 temporários, alguns membros das mesmas famílias que se sucedem na empresa, um modelo que lembra o da família Faber.

DSC06243 Além de atender a legislação trabalhista brasileira tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com