TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Trabalho Escolar: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 5

O conceito mais aceito sobre desenvolvimento sustentável foi estabelecido em 1987, no relatório Nosso Futuro Comum, difundido pela Comissão mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, então presidida por Gro Harlem Brundtland que se referia ao termo desenvolvimento sustentável como uma forma de "atender às necessidades do presente Liszt Vieira (1997, p. 131) afirma que a proposta de sustentabilidade é herdeira da noção de eco desenvolvimento.

A trajetória para a definição do conceito de desenvolvimento sustentável foi construída por meio de todos os eventos que discutiram a sustentabilidade do planeta nas décadas de 1970 e 1980. Mas apenas em 1987, com a publicação do relatório de Brundtland (Nosso Futuro Comum), chegou-se a uma definição que pareceu bastante afinada com o status quo cientifico, político e econômico internacional, especialmente por ter sido desenvolvida por pesquisadores e dirigentes do Primeiro Mundo.

Após a ECO 92 conferência mundialmente difundida e reconhecida como uma das mais importantes conferencias para discussão sobre ecologia e sustentabilidade a educação ambiental surgiu como possibilidade em salas de aula ou fora delas deixando de ser tratada como assunto individual e passando a ser tratado como de importância coletiva para isto foi necessário ouvir as comunidades independentemente de classe étnico-social e levando-se em consideração a diversidade cultural ensinando frequentemente a impotência da preservação sustentável do ambiente assim gerando mudanças na qualidade de vida individual e coletiva nos âmbitos locais nacionais e planetários

O conceito, porem, tem sido alvo de criticas e discussões e está longe de se tornar unanimidade (Leis, 1999, p.152) concluí-se que a literatura surgida em torno do desenvolvimento sustentável permite deduzir que grande parte de interpretações desse conceito origina-se da tensão introduzida pela ética no campo da economia e da política. Critica a parte o conceito acabou sendo amplamente 80 ECO 92: Realizada no Rio de Janeiro, a segunda Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Aceito pela comunidade internacional, até mesmo por entidades de grande influencia, como o Banco Mundial e a ONU. E não se pode relegar a segundo plano que a noção de desenvolvimento sustentável tem por uma de suas premissas básicas o reconhecimento das insustentabilidades econômica, social e ambiental do padrão de desenvolvimento contemporâneo: a aceitação geral da ideia pressupõe que se tenha fixado voluntariamente um limite para o progresso material.

A temática da sustentabilidade, segundo Guimarães e Maia (1997) discorrem a respeito de vários tipos de sustentabilidade tais como:

• Sustentabilidade ecológico-ambiental refere-se à capacidade da natureza de recuperar-se das agressões com uma base fixa do uso racional dos recursos naturais.

• Sustentabilidade econômica, esta forma de sustentabilidade é muito polemica e não há como dimensionar seus propósitos, pois a introdução da ética no processo econômico causa ainda certo desconforto aos economistas, pois ainda preservação e economia ainda não se entenderam bem.

• Sustentabilidade demográfica ou espacial, capacidade de suporte do planeta ou de uma região diante de uma explosão demografia desordenada.

• Sustentabilidade social, melhorar a qualidade de vida e reduzir os problemas decorrentes da desigualdade social.

• Sustentabilidade cultural, preserva as práticas costumes e valores de um povo e de uma região.

• Sustentabilidade política, preserva a cidadania e garante os direitos fundamentais do cidadão.

• Sustentabilidade institucional, analisa e projeta o próprio despenho das instituições que regulamentam a sociedade e a economia.

Todo estes tipos acima citados sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades segundo descreve LEFF(2002, p. 19)

Segundo Reigota (1994), “é fundamental a utilização sistemática e continua da instrumentalização em cidadania sustentável para melhoria de uma comunidade e atuando como exemplo para utilização em outros casos semelhantes levando-se em consideração a ética”.

Segundo Araújo “Sustentabilidade é um atributo essencial que diz respeito a preservação da capacidade ambiental da terra, para satisfazer as necessidades das pessoas e promover o bem estar social”. (2008, p. 23).

O importante em questão de sustentabilidade é o homem saber conciliar as necessidades humanas com as necessidades da terra, pois ambas necessitam um do outro, as necessidades do homem não pode ultrapassar os limites da terra, ou seja, tudo que é retirado da natureza tem que ser reposto para que a mesma seja sustentada e futuramente não venha a fazer falta para as gerações futuras.

Cabe ao homem saber quanto do meio ambiente ele pode retirar e quanto ele tem que sustentar o mesmo. Exemplo que o homem não está preocupado com sustentabilidade é o Brasil.

O Brasil tem o quinto maior território, a terceira costa mais extensa, é o terceiro país em números de países vizinhos é a décima economia mundial e tem a nona renda per capta, a maior reserva natural de água do mundo; Mas não se trata de um país sustentável, pois a quantidade de resíduos que recebe tratamento adequado é menor que a metade do total, e a porcentagem coletada é algo de um terço do montante real.

O Brasil é o quarto país em emissão de CO2 isso traz sérias consequências não só ao meio ambiente, mas também a todos os seres da terra. (ARAÚJO, 2008 p.58).

Com o progresso, a urbanização, desenvolvimento tecnológico, cada dia que passa vê-se o número de lixos aumentando de forma rápida e desordenada, existe o incentivo para o consumo de eletrônico, para a troca de outros mais modernos, vive-se na era dos descartáveis como garrafa pet, embalagens de alumínio, isopor, sacolas plásticas, isso traz certo conforto para quem as usam, mas a que se pensar no futuro, pois vai gerando lixo de diversas formas, com o lixo tecnológico, industrial, hospitalar, atômico, entulho espacial, rejeitos de construção civil e na maioria das vezes são descartados de forma irregular, jogado no meio ambiente de qualquer maneira.

O desenvolvimento é importante, mas é necessário que haja responsabilidade ao se descartar o lixo para que o meio ambiente seja preservado e não continue a sofrer impactos destruidores.

Desenvolvimento sustentável pode ser definido como uma forma de fazer uso dos recursos oferecidos pela natureza sem degradar o meio ambiente. Através da cidadania sustentável ocorrem mudanças que promovem o desenvolvimento social, cultural, econômico e ambiental e dentro desta sociedade, cidadãos que atendam uma conduta comprometida com a conservação do meio em que vive.

A sustentabilidade implementada de maneira correta, cria mecanismo para que em uma região com uma população vivendo em comunidade consigam reorganizar seus costumes trazendo para o interior da comunidade melhor qualidade de vida, econômica e social, pois é sem duvida tarefa árdua a de trabalhar a mudança de cultura a menos que a didática de implementação de praticas sociais seja concreta e sucinta para facilitar a assimilação da comunidade envolvida no processo de maneira organizada para melhor compreensão (JACOBI, 2003).

Tomando-se como referência o fato de a maior parte da população brasileira viver em cidades, observa-se uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea.

Jacobi (2003) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.

Entende-se que nas empresas socialmente responsáveis, há necessidade de perseguir o objetivo de proporcionar aos seus colaboradores oportunidades desenvolvimento em suas carreiras alinhadas com os fatores externos, sendo o ambiental e o familiar, alguns deles.

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »