TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Dissertações: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Diante da evolução tecnológica e de grandes transformações na sociedade. O capitalismo tem evidenciado grandes quantidades consumo de bens e serviços, mas devido ao alto consumismo podemos perceber que o processo para adquiri-los tem causado um impacto severo ao ecossistema. Devido a isso há uma preocupação do que esses danos podem causar ao planeta a longo prazo por isso tem se criado a sustentabilidade empresarial.

Hoje há uma grande preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente por isso as grandes empresas tem tomado consciência que se não adotarem métodos que cuidem do bem estar do mundo ele chegara a um momento de não suportar a degradação como vemos falar do aquecimento global.

Por isso uma empresa sustentável que cuida do meio ambiente ela e valorizada no mercado por ter iniciativas que visam a melhoria do planeta e como consequências dessa atitude tende a ter bons resultados e grandes economias dentro da sua empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

A sustentabilidade empresarial são medidas que as empresas tomam visando o respeito pelo meio ambiente tentando minimiza o impacto que o seu segmento pode causar para o planeta e como uma empresa sustentável visa melhorias ela tende a ter economias em seus segmento o que sempre será um benefício.

2.1 INSTITUTO ETHOS.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

A missão do Instituto Ethos é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.

O Instituto Ethos propõe-se a disseminar a prática da responsabilidade social empresarial, ajudando as instituições a:

1. Compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável;

2. Implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico sustentável em longo prazo;

3. Assumir suas responsabilidades com todos aqueles que são atingidos por suas atividades;

4. Demonstrar a seus acionistas a relevância de um comportamento socialmente responsável para o retorno em longo prazo sobre seus investimentos;

5. Identificar formas inovadoras e eficazes de atuar em parceria com as comunidades na construção do bem-estar comum;

6. Prosperar, contribuindo para um desenvolvimento social, econômica e ambientalmente sustentável.

2.2 INDICADORES ETHOS.

Os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis têm como foco avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios, auxiliando a definição de estratégias, políticas e processos. Embora traga medidas de desempenho em sustentabilidade e responsabilidade social.

A ferramenta não se propõe a medir o desempenho das empresas nem reconhecer empresas como sustentáveis ou responsáveis. O presente relatório de diagnóstico dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis traz algumas novidades. Os desempenhos individuais são apresentados com um maior detalhamento e com novos gráficos,

Oferecendo mais informações desde o desempenho geral, passando pelas dimensões, pelos temas e subtemas, chegando ao nível dos indicadores. As práticas adicionadas pela empresa são relacionadas logo a seguir. Os comparativos foram aperfeiçoados de modo que os desempenhos individuais passam a ser comparados com outros do mesmo setor, porte e região, com aqueles que optaram pelo questionário similar, tiveram o mesmo processo de aplicação e com a totalidade de empresas do banco de dados que usaram a ferramenta no período.

Este relatório também traz sugestões de próximos passos a partir da aplicação dos Indicadores Ethos, incentivando a empresa a continuar o seu processo e a concretizar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e responsáveis.

2.2.1 Relatório de Diagnóstico SIMULADOR

Descrição a visão e a estratégia de uma empresa constituem as bases para a definição de suas ações, motivo por que devem ser claramente validadas pela organização. Pelo reconhecimento de sua importância, recomenda-se que ambas – a visão e a estratégia da empresa – incorporem atributos de sustentabilidade, que devem estar igualmente presentes tanto nos produtos e serviços que a empresa oferece como no seu modus operandi, ou seja, na forma como organiza e estabelece suas operações.

Subtema Visão e Estratégia Cada vez mais as organizações buscam atender às necessidades de seus clientes. Entender as novas necessidades da sociedade e transformá-las em estratégia para a empresa pode ser um caminho a ser percorrido para a busca por produtos sustentáveis e inclusivos.

Indicador Trata-se da incorporação, tanto nas estratégias como nos planos empresariais, de aspectos e características relacionados à RSE /sustentabilidade. Estratégias para a Sustentabilidade.

Descrição são temas que orientam a empresa a estruturar sua gestão alinhada a RSE/ sustentabilidade e abrangem desde a proposição e implementação de políticas até sua integração com os processos de gestão da empresa.

Subtema Governança e Conduta a governança e a conduta são os principais norteadores de uma organização, pois são responsáveis por direcionara atenção de todos e de cada um – empregados, fornecedores, clientes, acionistas e outras partes interessadas – para os objetivos comuns da empresa e sua responsabilidade com a sociedade.

Indicador

O código de conduta reúne as normas de conduta adotadas pela empresa, que se responsabiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com