TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Monografias: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

O presente texto vem abordar, suscintamente e sem pretensão de esgotar o assunto, sobre como uma empresa deve inserir a ética e a sustentabilidade em seu ambiente interno e externo, com foco nas ações humanas e comportamentos capazes de preservar gerações futuras e o planeta.

Novas questões éticas se evidenciam necessárias num mundo globalizado, acelerado e competitivo que vivemos, destacando responsabilidade individuais e coletivas, avanço da tecnologia, crises sociais, culturais e econômicas, agressão ao meio ambiente, relações internacionais e dificuldade de adequação custo benefício e mercado de consumo.

Diante de tais fatores o comportamento humano tende a se modificar uma vez que as pessoas em geral, incorporações, governo e sociedade buscam se orientar de acordo com convicções e a consciência de sobrevivência da espécie. Para tanto essa busca parte do interior, do pessoal para o exterior, contribuindo para o bem comum do planeta, auto intitulando-se, seres éticos.

Ser ético é transformar o bom em bem, o particular em universal. É desafiar o externo para que nada permaneça do mesmo jeito, com o objetivo de obter resultados benéficos e conservadores da espécie humana, o que se tornará imprescindível adentrar-se na cadeia da sustentabilidade, sob égide do bem comum.

Ser sustentável é ser ético, autocriticando relações interiores e exteriores, bem como o próprio ser, comportamento e pensamento, revelando-se em ações individuais ou coletivas em prol da globalização e do bem comum.

A base da sustentabilidade está calcada nos princípios éticos do indivíduo e dá educação ambiental, considerando que a própria espécie humana, durantes séculos vem causando a deterioração do meio ambiente, sobretudo, em razão do auto índice de consumo.

No entanto, a manutenção da vida do planeta, está intrinsicamente relacionada com a consciência e a preservação, num compromisso moral e ético cujos os resultados positivos serão obtidos quando o homem visualizar, em espelho a sua imagem como sendo a própria natureza.

O modo de ser, individual ou empresarial, bem como a atitude e o comportamento de todos no meio social é o que será capaz de traçar uma nova ordem mundial, ou seja, o homem tende a não mais satisfazer desejos imediatos, mas, preocupa-se com desejos de gerações futuras e com a sua grande capacidade de intervir no meio ambiente, procura meios de se integrar ao mesmo e diminuir consideravelmente o impacto e degradação sobre o mesmo.

Os padrões de consumo devem ser alterados para atingir a sustentabilidade e diminuir os danos ao meio ambiente. A sociedade, como um todo, tem a missão de desestimular valores incompatíveis com o modo de vida sustentável apoiando condutas éticas. O ser humano através de condutas conscientes, no mercado de consumo é a expressão maior da responsabilidade social, escolhendo e adquirindo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades sem prejudicar o bem estar da humanidade.

E, neste mercado de consumo, para que as empresas despertem a atenção destes consumidores éticos, além de fornecer-lhes bons produtos e serviços, devem demonstrar o seu comprometimento com a melhoria da qualidade de vida do planeta, pois, ao despertar essa consciência social estimulará ao consumidor fidelidade e vinculo, por similaridade de valores.

O comportamento das empresas, no mercado competitivo deve aliar não só preço e qualidade, mas, sobretudo respeito à vida, a dignidade da pessoa humana, aos direitos trabalhistas, as normas de preservação ambiental, promoção do bem estar, entre outras.

O consumidor, ao refletir sobre novos hábitos de consumo e sobre a necessidade de preservação da espécie cria para as empresas a responsabilidade social, refletida através de postura ética e ambientalmente responsável. Não basta, atualmente, que as empresas ofereçam bons produtos ou serviços, que gere empregos ou pague seus impostos, ela deve principalmente atentar-se para o desenvolvimento social planetário, demonstrando maior consciência aos aspectos ambientais e valorizando a ética que conduz a perpetuação da vida humana.

Neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com