TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Na Pratica

Trabalho Escolar: Sustentabilidade Na Pratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTIONÁRIO - Tentativa 1

Question 1

Notas: 1

A Vale Fertilizantes, após dois anos da implementação do projeto de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), conseguiu reduzir em 80% a emissão de óxido nitroso (N₂O) gerado nas unidades de produção de ácido nítrico de dois de seus complexos industriais em Cubatão (SP). Em acordo com a política internacional de comércio de créditos de carbono, recebeu este mês o equivalente a 135.663 créditos de carbono (CER – Certificado de Redução de Emissões). A Vale Fertilizantes, pioneira nesse processo no polo de Cubatão, planeja aplicar o montante arrecadado com os créditos de carbono em projetos de melhoria do desempenho ambiental das suas unidades produtivas. (Vale Fertilizantes recebe primeiros créditos de carbono. 28 jan. 2011. Disponível em: http://www.anapa.com.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&catid=39%3Anoticias&id=4958%3A28012011-vale-fertilizantes-recebe-primeiros-creditos-de-carbono&Itemid=77&lang=pt. Acesso em: 27 mar. 2011.)

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos créditos de carbono:

Escolher uma resposta.

a. Os créditos de carbono são certificados que são emitidos a empresas ambientalmente responsáveis que conseguem reduzir a emissão de gases do efeito estufa no ambiente.

b. Com os recursos financeiros oriundos da venda dos créditos de carbono, a Vale poderá revertê-los em benefício de projetos sociais ou melhoria do desempenho ambiental.

c. O objetivo do mercado de créditos de carbono é estimular investimentos em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e em eficiência energética.

d. Os países ou indústrias que não conseguem atingir as metas de reduções de emissões, tornam-se compradores de créditos de carbono, o que é permitido pelo Protocolo de Kyoto.

e. Quando um país compra créditos de carbono de outro que libera pouco carbono, garante o direito de continuar emitindo, no ambiente, gases que contribuem para o efeito estufa, anulando as metas de redução acordadas no Protocolo de Kyoto.

Question 2

Notas: 1

Em 2005, a GE criou um programa chamado Ecoimagination para ajudar os seus clientes a reduzir impactos ambientais, especialmente emissão de gases de efeito estufa. Até 2010, espera multiplicar por dois os seus investimentos em tecnologia para a produção de energia limpa, chegando a U$ 1,5 bilhão, e também as receitas advindas de produtos sustentáveis, como turbinas movidas a gás natural. Seus negócios com energia eólica cresceram quatro vezes desde 2001. E, de 2003 para cá, a empresa já comercializou com a China mais de U$ 1 milhão em turbinas menos poluidoras. Vale dizer: a GE já foi considerada a inimiga número 1 do meio ambiente. (Extraída de: VOLTOLINI, Ricardo. Sustentabilidade é inovação e gera resultados econômico-financeiros. Disponível em: http://www.institutobrasilverdade.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2476&Itemid=1. Acesso em: 18/04/2011).

A partir da leitura da situação apresentada sobre a GE, é INCORRETO concluir que:

Escolher uma resposta.

a. A GE, que era considerada a maior inimiga do meio ambiente, conseguiu reverter a situação por meio de inovação sustentável, que gerou maiores resultados financeiros.

b. A ideia central no processo de desenvolvimento de uma organização, como a GE, é liderar ações para alcançar cada vez mais a dependência da organização em combustíveis fósseis.

c. A GE está contribuindo para alcançar os objetivos do Protocolo de Kyoto, ao mesmo tempo em que proporciona o desenvolvimento econômico da organização.

d. Ao mudar o modelo de negócios, a empresa foi capaz de aumentar também as receitas advindas de produtos sustentáveis

e. A GE está a caminho da sustentabilidade, porque conseguiu compreender as conformidades como possibilidades de oportunidade para o próprio desenvolvimento.

Question 3

Notas: 1

(Feevale 2007)

Em 1997, durante a Convenção de Kyoto, no Japão, mais de 160 países definiram metas para reduzir a emissão de gases poluenstes. Desde o século XIX, vários fatores contribuíram para elevar a quantidade desses gases na atmosfera em até 25% acima do normal. Dentre esses fatores, podemos citar o desenvolvimento industrial acelerado e a explosão demográfica, que aumentaram a queima de combustíveis fósseis, além de grandes desmatamentos e queimadas de florestas. O resultado de tudo isso é a elevação da temperatura em todo o planeta, o chamado aquecimento global. Tendo em vista esse aquecimento, assinale a alternativa que preenche, respectivamente, a sequência a seguir.

image1

Escolher uma resposta.

a. oxigênio (O₂) – camada de ozônio – químicas.

b. metano (CH4) – camada de ozônio – climáticas.

c. clorofluorcarbono (CFC) – camada de ozônio – climáticas.

d. dióxido de carbono (CO₂) – efeito estufa – climáticas.

e. clorofluorcarbono (CFC) - dióxido de carbono (CO₂) – químicas

Question 4

Notas: 1

Acerca da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no Brasil, analise as seguintes afirmativas:

I) A cultura organizacional brasileira dá pouca importância a práticas dessa natureza.

II) O aumento de organizações que disseminam esse tema demonstra a evolução de práticas relacionadas à RSE.

III) Para ser competitiva no mercado, pouco importa se uma organização pratica ou não a RSE.

IV) A participação no mercado tende a se ampliar quando uma organização aplica a RSE.

V) O sucesso deve ser pautado apenas no desempenho financeiro empresarial.

VI) A principal preocupação da dimensão ambiental está nos impactos da empresa sobre o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com