TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Na Prática

Ensaios: Sustentabilidade Na Prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 1. O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deveter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensõespropostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas própriaspalavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: As cinco dimensões citadas pelo autor são de economia, ambiental, social, Cultura e Política (Poder).

Dimensão Ambiental: Essa dimensão propõe que o consumo e a produção sejam compatíveis com o que o meio ambiente pode oferecer. As produções deverão ser balanceadas de forma que o meio ambiente tenha condições de se refazer e se recuperar frente ao consumismo das pessoas e das produções das indústrias. Tudo que é retirado da natureza deve ser devolvido ou reposto, garantindo assim um planeta sustentável.

Dimensão Econômica: A dimensão econômica frisa que o crescimento acelerado da economia e da população aumenta a produção, com isso estamos expondo os recursosdo planeta à extinção, pois o mesmo é finito, diferente das necessidades das pessoas que são infinitas. Enfim a dimensão solicita avanço em inovações tecnológicas cada vez mais limpas, que possibilitem o crescimento sem causar mais danos ambientais.

Dimensão Social:Essa dimensão tem foco em melhorar a qualidade de vida das pessoas como um todo. Pressupõe melhor distribuição de renda, erradicando a pobreza e desenvolvendo a igualdade social para todos.

Dimensão Cultural: A sustentabilidade também está ligada a cultura. Atualmente vivemos num mundo consumista, onde cada vez mais se procuram o designer dos produtos ao invés de durabilidade. A dimensão cultural visa a mudança de hábitos, e a valorização de comportamentos sustentáveis, enfim mudar a forma como vemos o mundo, egoísmo e egocentrismo devem ser abolidos do nosso vocabulário se quisermos um mundo sustentável.

Dimensão Política (Poder): A política tem o poder de influenciar e tomar decisões econômicas, por isso essa dimensão tem grande importância no desenvolvimento sustentável. Cabe ao poder público decidir e implantar melhorias na sociedade, como transporte público de qualidade, educação bem estruturada, e programas sociais que ajudem na erradicação da extrema pobreza.

QUESTÃO 2. Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensõesa respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de trêsdimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta:Economia, ambiental e social.

QUESTÃO 3. De acordo com o autor, quais são as três respostas à criseambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

De acordo com o autor, existem três resposta a crise ambiental, que são: tecnológica, movimento intelectual, social e político e por fim a catástrofe.

Na primeira resposta (tecnológica), tem sua importância para um planeta sustentável, pois o ser humano pode criar soluções alternativas e mais viáveis, substituindo recursos naturais que são finitos. Poupando assim a utilização de recursos que farão falta a humanidade, substituindo por tecnologia limpa e recursos renováveis.

Na segunda resposta (movimento intelectual, social e político), busca implantar uma mudança de hábito, assim como diminuir o consumo das pessoas. É possível viver melhor adotando novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com