TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Nas Empresas

Casos: Sustentabilidade Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

Sustentabilidade nas Empresas

Reduzir custos e aumentar lucros é os fatores pelos quais as empresas estão adotando políticas de sustentabilidade em suas estratégias de negócio.

O líder em sustentabilidade ainda não tem um “lugar” na empresa

Como o tema ainda é novidade na agenda das empresas, não há projetos apropriados nem descrição de cargo para quem cuida do assunto. Com isso, as funções e o poder dos executivos responsáveis pelas decisões de sustentabilidade variam de empresa para empresa. Esse fato também pode ser considerado positivo, pois, se as áreas de negócios estiverem incorporando o tripé em seus processos, produtos e serviços, pode não ser necessário ter um cargo específico de sustentabilidade.

No Brasil

Entre os países abrangidos pela pesquisa, o Brasil é o local onde as empresas apresentaram a maior despesa média em consultoria de sustentabilidade: R$ 6,1 milhões por empresa.

Os setores com maiores despesas em iniciativas de sustentabilidade são: mineração, papel e celulose; petróleo e gás; e alimentação e bebidas; bem como distribuição de energia e de água.

As empresas brasileiras estimam gastar, em 2013, US$ 12,6 bilhões com consultorias; 90% dessa quantia serão despendidos com consultorias técnicas e 10% com consultorias em gestão. Entre os países pesquisados, o Brasil apresenta a segunda maior despesa em consultorias de gestão, atrás apenas dos Estados Unidos.

As empresas e o desafio da sustentabilidade

Representante de grupo empresarial comprometido com práticas sustentáveis diz que é necessário integrá-las nas estratégias de negócios para reduzir impacto no planeta

Como todos sabem, ou deveria saber, a Sustentabilidade é o termo usado para o ato em que o ser humano visa suprir as necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações. Em outras palavras, é o ato de usufruir o que temos agora, mas economizando para nossos futuros filhos, netos e bisnetos.

A Sustentabilidade se aplica principalmente ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente. De que forma? Usando os recursos naturais de forma o mais inteligente possível para que estes se mantenham no futuro. Além de ser uma forma de garantir em longo prazo um planeta com boas condições de vida, este por sua vez alonga o desenvolvimento humano e também o de outras espécies.

Na administração, as práticas de sustentabilidade são muito comuns hoje em dia, com o considerável aumento da parcela da população que se preocupa com o meio ambiente. O aumento dessa preocupação traz à torna um novo grupo de consumidores em potencial, e é este grupo que as empresas visam atingir. Porém, por ser um tema altamente amplo e muito falado, o conceito e a idéia de sustentabilidade vêm atingindo todos os tipos de públicos e mudando conceitos, o que é positivo se pararmos para analisar as estatísticas da quantidade de pessoas que se importavam há 30 anos e as que se importam agora.

O marketing verde tornou possível a expansão de uma nova ideologia voltada para a preservação do planeta e isso, por sua vez tornou-se uma importante arma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com