TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade No Canteiro De Obras

Ensaios: Sustentabilidade No Canteiro De Obras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

SUSTENTABILIDADE NO CANTEIRO DE OBRAS

Profa. Lívia Passari

2014

NOME e RA

Leonardo Savioli Papp Trione 20295684

Marcos Sousa Figueiredo Filho 20574296

Raphael Moreira Silva 20556687

TEMA DO SEMINÁRIO

SUSTENTABILIDADE NO CANTEIRO DE OBRAS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

METODOLOGIA 2

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

A deterioração sofrida pelo meio ambiente, decorrente das atividades humanas, é uma preocupação que se faz presente no cotidiano das pessoas em todo o mundo. Assuntos como aquecimento global e reciclagem são apresentados quase diariamente em jornais, e fazem parte de discussões nos mais diversos meios, sejam eles acadêmicos, escolares, ou até mesmo familiares. Cada vez mais as pessoas se conscientizam da necessidade de construir uma sociedade mais sustentável. Esse pensamento cresceu tanto que atingiu o setor da construção civil e que por fim teve que se adequar a essa nova ideia.

Com a premência cada vez maior da responsabilidade ambiental como parte integrante de qualquer decisão ou de qualquer projeto de uma empresa, o setor da construção civil está abraçando a ideia dos edifícios verdes como uma mola impulsionadora de novos negócios e como um importante atrativo para a captação de clientes mais seletos e que se preocupem com o reflexo de suas vidas no ambiente que os cercam. É claro que todo o sucesso de vendas alcançado pelos inúmeros edifícios verdes pioneiros em várias partes do mundo; serviram como uma “ligação direta” para tornar os edifícios verdes a nova coqueluche das construtoras e incorporadoras. Mesmo as mais conservadoras e mais reticentes em se curvarem para as “boas novas” acabaram aceitando e incorporando a tecnologia da construção de edifícios verdes em seus empreendimentos.

Um edifício ou construção assim tem que planejar bem suas atividades e como agir no caso de se ver um problema. Desde o projeto até a entrega do empreendimento passando por todas as suas etapas.

METODOLOGIA

A construção civil sempre foi conhecida pelo alto poder de provocar danos ambientais através do grande volume de resíduos e de entulhos que os canteiros de obras e as atividades correlatas como a extração de areia, terra, pedras, madeira, a fabricação de cimento e de tantos outros insumos utilizados na construção das moradias e prédios comerciais em toda parte. Por isso mesmo, o novo desafio encarado por esse setor, que é o responsável direto por gerar milhares de empregos em nossa economia e em qualquer outro país; está focado na mudança dessa condição e na minimização dos impactos provocados pela construção civil durante as obras e na extração ou fabricação de seus insumos básicos. Assim, uma nova forma de construção civil mais sustentável veio trazer a solução para esse dilema e deu origem aos edifícios verdes. Construções planejadas e executadas, desde o início, com a preocupação maior de minimizar os impactos ambientais e fazer com que os imóveis atinjam um patamar de conforto elevado sem que, para isso, tenham que prejudicar o ambiente em que estejam inseridos.

Porém junto com a construção civil vem o desenvolvimento de um país, geração de empregos e crescimento do PIB (produto interno bruto), sendo assim de grande valia. Então é necessário pensar em conciliar as atitudes sustentáveis com a construção, pois grande parte da economia está vinculada a esta atividade.

Canteiro de Obra

O canteiro de obras é definido na Norma Regulamentadora NR 18 (MTE, 2002) como área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. Pode ser definido também como o local no qual se dispõem todos os recursos de produção (mão-de-obra, materiais e equipamentos), organizados e distribuídos de forma a apoiar e a realizar os trabalhos de construção, observando os requisitos de gestão, racionalização, produtividade e segurança/conforto dos operários. O canteiro de obras é onde os recursos transformadores (pessoas e instalações) processam os recursos a serem transformados (matéria-prima, água, energia, meio ambiente, informações) em produtos (bens e serviços). Entretanto, além do produto, o processo de transformação também gera impactos ambientais (resíduos, efluentes, emissões), sociais (renda, relação com a comunidade, acidentes de trabalho) e educacionais (desenvolvimento técnico, melhoria contínua), que são genericamente chamados, junto com o produto, de saídas do processo de transformação.

O trabalho na construção civil, ainda que tenha sofrido modernizações e melhorias, tradicionalmente é caracterizado por: necessidade de esforço físico, trabalho insalubre e em ambiente adverso, instabilidade no emprego, rotatividade, mobilidade física, baixa qualificação, necessidade de pouca habilitação específica, baixo prestígio social, altos índices de acidentes de trabalho, etc.

Para entrar com as ações sustentáveis no canteiro é necessário saber todos os processos e estágios que a obra passa.

Figura mostra as etapas da construção civil.

Fases da Construção Civil

Uma construção, dependendo do seu porte, afeta a muitos, vizinhança, flora, fauna, ecossistema, etc.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com