TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade RESPOSTAS DAS QUESTÕES QUESTÃO

Tese: Sustentabilidade RESPOSTAS DAS QUESTÕES QUESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Tese  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Thiago Henrique Chamorro Calzolaio.

RA: 6061445268.

Disciplina: Engenharia Civil.

Período: Noturno.

RESPOSTAS DAS QUESTÕES QUESTÃO 1:

As cinco dimensões propostas pelo autor são:

1)ECÔNOMICA Supõe o aumento da eficiência da produção e do consumo,com economia crescente de recursos naturais,com destaque para recursos permissivos como as fontes fosséis de energia,e os recursos delicados e mal distribuídos,como água e os minerais.Trata-se daquilo que alguns denominam como ecoeficiência,que supõe uma contínua inovação tecnológica,que nos leve a sair do ciclo fossel de energia(carvão,petróleo,gás mineral),e ampliar a desmaterialização da economia.

2)AMBIENTAL Ela supõe que o modelo de produção e consumo seja compatível com a base material em que se assenta a economia,como subsistema do meio natural.trata-se portanto de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam garantir sua autoreparação e capacidade de resiliência.

3)SOCIAL Uma sociedade sustentável pressupõe que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna,e que ninguém absorva os bens,recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais a outros.Isto significa erradicar a pobreza e definir o padrão de desigualdade aceitável,delimitando limites mínimo e Maximo de acesso a bens materiais(justiça social).

4)PODER(POLÍTICA) Os padrões de produção e consumo estão relacionados às estruturas e decisões políticas,contradições e conflitos de interesse existem e a política é necessária no processo de mudanças.Devem ser levados em conta não só os interesses de natureza geral,mas também de grupos específicos e classes sociais preservando assim a equidade social.

5)CULTURAL(CULTURA) Uma mudança no consumo e estilo de vida só ocorre se há uma mudança de valores e comportamentos,,supõe uma reforma intelectual e moral,para que

sejam revistos as prioridades do que é necessário no que diz respeito à consumir e usufruir de forma sustentável.

Questão 2: Econômica,ambiental e social.

Questão 3:

1) Mudança Tecnológica : Deposita na capacidade inventiva do homem a superação anunciada dos limites dos recursos naturais.

2)Mudança Radical : mudança do padrão e consumo vigente feita de forma progressiva,expressa no movimento do decrescimento entre outros.

3)A possibilidade de não conseguir evitar a catástrofe que série a extinção da humanidade,seria a não resposta.

Questão 4: Dissertação com respostas e propostas para a crise ambiental.

Um dos primeiros procedimentos a serem colocados em prática é o maior controle da natalidade, especialmente em países em desenvolvimento, como o caso da China, que tem cerca de 1,3 bilhão de pessoas. O controle de natalidade permite simultaneamente uma melhoria ambiental e social, uma vez que evita o aumento da extração de recursos, além de diminuir a oferta de mão-de-obra, o que favorece o crescimento salarial, pois as empresas teriam que lutar para conseguir trabalhadores, facilitaria a implantação de serviços públicos de qualidade, entre muitos outros benefícios. Outro fator que pode ser extremamente eficiente no processo de conservação está inserido no contexto da educação. Essa forma ocorre na construção de um ensino ligado à qualidade, e não à quantidade. Formar pessoas conscientes ambientalmente a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com