TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Perguntas e Respostas

Tese: Sustentabilidade Perguntas e Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Perguntas e Respostas

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R: As cinco dimensões são: AMBIENTAL, SOCIAL, ECONÔMICA, POLÍTICA E TÉCNOLÓGICA. Seguindo suas definições.

AMBIENTAL: Ela propõe que sejam compatíveis o consumo e o modelo de produção, com a base econômica, tendo como foco principal uma produção que consiga cobrir a demanda, de forma que não venha prejudicar o ecossistema de se reparar automaticamente.

SOCIAL: Tem como intuito fazer com que todos os cidadãos tenham o mínimo requerido para ter uma vida digna, sendo que ninguém possa adquirir bens ou recursos naturais entre outros que venha prejudicar outros. Resumindo acabar com a pobreza e definir um padrão de vida aceitável entre as desigualdades e limitando o acesso a bens.

ECONÔMICA: Aumentar a eficiência da produção e do consumo, fazendo com que melhore a economia de recursos naturais que vem em crescimento. Propõe que com o desenvolvimento tecnológico deixemos de ter grandes perdas de materiais e energias não renováveis, até mesmo deixando o ciclo fóssil de energia, sendo eles o carvão, o petróleo e o gás.

POLÍTICA: A política foi esquecida, mas não deixa de ser importante nesse processo, sendo que sem ela não é possível aderir as mudanças, mudanças essas que só é possível através da política pois se fosse de outra forma deixaríamos o desenvolvimento social e econômico nas mãos de organizações governamentais, multilaterais e até mesmo no setor empresariado.

TECNOLÓGICA: Para termos um desenvolvimento sustentável não precisamo apenas das três dimensões ou até mesmo das quatro se contarmos com a política, a tecnologia é um ponto crucial se quisermos alcançar o objetivo, elas fornece opções para sairmos da mesmice da dependência das energias não renováveis, e a cada dia mostra como pode auxiliar em uma economia uma sociedade mais sustentável.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R: São elas: AMBIENTAL, ECONOMICA E SOCIAL.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R: A primeira resposta é a tecnológica que permite ao homem através de invenções a abandonar o consumo excessivo de recursos naturais (carvão, petróleo, gás, água e minerais).A segunda está na mudança radical na produção de produtos e comércios, fazendo que haja um maior controle nessa produção e deixando de prejudicar o ecossistema de se renovar e se auto sustentar.Já a terceira na verdade é uma não resposta, verdade sugere a possibilidade não conseguirmos evitar a catástrofe basicamente eminente que poderia nos levar e extinção.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com