TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Social

Ensaios: Sustentabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

SUSTENTABILIDADE SOCIAL

Nunca havia se falado tando sobre sustentabilidade como está se falando nos últimos tempos. Mas afinal de contas, o que realmente é sustentabilidade?

Segundo as pesquisas certinhas em formato padrão, sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspestos econômicos, sociais, culturais e ambientas da sociedade humana.

Hoje vamos abordar melhor sobre o que seria a sustentabilidade social, como ela funcionaria na prática e o porque ela se tornou tão importante e impactante nos últimos tempos.

Muitas pessoas acreditam que sustentabilidade é simplesmente o ato de economizar algo, porém vai muito além disto.

INTRODUÇÃO

A Sustentabilidade Social é um dos temas mais importantes para a mudança numa visão geral da sociedade e visa o bem-estar desta, de hoje, de amanhã tentando proporcionar iguais medidas. A prática sustentável social se preocupa em desenvolver ações voltadas para o resgate da cidadania da pessoa humana, garantindo seus direitos universais: saúde, educação, moradia, trabalho, todas as coisas básicas e necessárias para se viver.

Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade significa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais, ou não, de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode até parecer um conceito difícil de ser compreendido, implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim.

Em muitas atividades humanas altamente impactantes exercidas hoje já é possível verificar uma prática sustentável, como na mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação dessa prática revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe uma folga financeira extra muito considerável.

Hoje muitos ainda "pagam" por descuido e desimportância de muitos, a seleção de resíduos por exemplo é algo muito simples que poderia ser feito um a um para que um todo tivesse uma facilidade maior em algumas áreas.

A prática e o hábito em relação a sustentabilidade planetária e social andam de mãos dadas quando falamos de economia, pois funcionaria de forma muito maior se fosse tratado desde uma economia de água até em uma diminuição de extratos de matérias - primas.

Dentro do conceito de desenvolvimento sustentável social, cuja proposta básica é a de que cada indivíduo enquanto consumidor, modifique seu comportamento atual e adote práticas que contribuam para a continuidade sustentável de todos os processos sociais, ambientais e econômicos, note que o papel do ser humano é fundamental, pois é ele quem "consome" da natureza tudo que deveria ser reposto e não o faz.

DESENVOLVIMENTO

As ações sustentáveis socialmente não são importantes apenas para as pessoas menos favorecidas. Quando colocadas efetivamente em prática, possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda população.

Um exemplo prático é a diminuição da violência proporcionalmente à ampliação do sistema público educacional de qualidade.

Vale lembrar que uma população com bom nível cultural e educacional respeita mais o meio ambiente, colaborando desta forma para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Podemos então citar alguns dos exemplos de ações de sustentabilidade social que deveriam melhor ocorrer no país onde vivemos.

A implantação de projetos educativos e sociais gratuitos, que deveriam ocorrer principalmente para uma população com pessoas de baixa renda, investimentos em educação pública, que deveria visar a qualidade do ensino, e procurar entender a necessidade de cada local para que pudessem atender melhor com mais escolas, poderiam ser implantados programas voltados para a inclusão social, principalmente de pessoas portadoras de necessidades especiais, a qualificação de jovens através, principalmente, de cursos gratuitos de linguas estrangeiras, informática e conhecimentos em geral para que eles pudessem ao menos ter um conhecimento básico e fundamental para uma preparação maior.

Hoje o maior problema da população ainda é o investimento governamental em saneamento básico, garantindo tratamento de esgoto e acesso à água potável para pessoas que não tem acesso a estes serviços e que é algo necessário para viver, como tambem acesso à energia elétrica para pessoas que ainda não possuem este serviço.

A ampliação do acesso à internet, hoje, para muitos, ainda parece algo não tão necessário como outros projetos, porém não é bem assim que deve acontecer pois é com ela que todos conhecem outros mundos e criam novos conhecimentos sem precisar de muito, pois por ela hoje o mundo caminha.

É muito necessária a adoção de sistemas educacionais que levem informações sobre a importância da preservação ambiental para a sociedade, relacionando-a com a melhoria da qualidade de vida em seu espaço geográfico e projetos de qualificação profissional, principalmente para trabalhadores que se encontram desempregados é necessária também a orientação aos jovens, através de programas eficientes, sobre o grave problema das drogas que ainda ocorrem com maior eficiência em locais de baixa renda e aimplantação de programas geradores de renda para pessoas carentes, tanto menores, como andarilhos.

Passando da sustentabilidade social para a ambiental uma vez que andam lado a lado como todos os outros temas inclusos na sustentabilidade.

Sustentabilidade é o conceito de viver e desenvolver-se de forma com que haja continuidade e equilíbrio em relação aos recursos disponíveis. Os recursos disponíveis na Terra são finitos, assim devemos oferecer ao planeta tanto quanto retiramos dele pois eles podem, sim, um dia acabar.

Apesar da notável incompreensão e do absurdo que possa parecer, ser sustentável individualmente pode mesmo ajudar a resguardar a vida em nosso planeta e provocar um recuo na destruição em massa do planeta em que se vive hoje. Eai então você e toda população se pergunta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com