TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES

Por:   •  15/10/2015  •  Bibliografia  •  4.156 Palavras (17 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 17

FAC – FACULDADE CURITIBANA

SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES

CURITIBA

09/2015

Gleice Kelly da Silva Chaves Pinto

Heloisa Poletti Pereira

Lucas Vettori

Roberta Janaina da Costa

Valéria Ferreira dos Santos

SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES

Trabalho apresentado como Requisito para Obtenção

 De nota Parcial á disciplina de História Do Direito e

Direitos humanos, Sob orientação da Professora

Vera, Do Curso de Direito, do 1° período.

CURITIBA

09/2015

SUMÁRIO

1 - Introdução         4

2 – Sócrates        .. 5

3 - Platão        .. 7

4 - Aristóteles        ....... 11

5 - Comentários de Produção Própria        ....... 15

6 - Conclusão        .. 17

7 - Referencias        .. 18

INTRODUÇÃO

          O trabalho tem como função mostrar cada passo dos pensadores Aristóteles, Sócrates e Platão, homens dotados de grande inteligência e sabedoria. Muito da filosofia conhecida e ensinada hoje é devido aos ensinamentos desses homens na antiguidade, e muitos de seus ensinamentos praticados de formas diferentes, de diferentes métodos. Cada um acreditava e defendia algo, como Sócrates por exemplo, que dizia que crenças gregas eram ruins para o desenvolvimento (crescimento) humano.

          Também é importante comentar sobre a história de Platão, aluno de Sócrates, um dos pensadores mais famosos e dono de muitas referências ditas atualmente. Além de escrever sobre estética e política, assunto que o mesmo se decepcionou e abandonou. Aristóteles, assim como Sócrates e Platão, é famoso por seus feitos. Professor de Alexandre O Grande e aluno de Platão, Aristóteles fundou o Liceu, e além de ministrar cursos técnicos, realizava aulas para o público em geral.

        Esses 3 homens são o principal ponto e praticamente criadores da filosofia conhecida atualmente, donos de grande conhecimento e de crenças e ideias diferenciadas, Aristóteles, Sócrates e Platão possuem histórias interessantes e cheias de marcos importantes em suas carreiras.

SÓCRATES

[pic 1]

Sócrates nasceu em Atenas, estimasse que no ano de 470 a.C e é um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Filho de pais humildes dedicou-se ao estudo da filosofia e à meditação, mesmo sem qualquer recompensa financeira. Mas é difícil falar sobre Sócrates, já que tudo em torno de sua vida é envolvida por mistérios. Não se tem nada inscrito sobre seus pensamentos e ideais tudo que se tem sobre ele foi transmitido pelos seus discípulos Platão e Xenofontes.

 Podemos afirmar que Sócrates foi o fundador da filosofia ocidental que conhecemos hoje e foi influenciado pelo conhecimento de outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Infelizmente Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.

 Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Seu método de ensino e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo levava o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, ele defendia algumas ideias contrárias ao da sociedade grega. Criticou muito a cultura grega, dizia que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento dos cidadãos gregos.

 Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começou a novos adeptos para muito jovens. Os jovens por outro lado, passaram a seguir Sócrates, constituindo um grupo de discípulos. Tinha uma oratória e uma inteligência incrível que colaborou para o aumento da sua popularidade. Não demorou muito para que Sócrates fosse acusado de subversão da ordem, corrupção da juventude e um profanador das crenças gregas.

 Essas eram algumas frases que dizia o filósofo Sócrates:

  • A vida que não passamos em revista não vale a pena viver;
  • A palavra é o fio de ouro do pensamento;
  • Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância;
  • É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal;
  • Alcançar o sucesso pelos próprios méritos, Vitoriosos os que assim procedem;
  • A ociosidade é que envelhece, não o trabalho;
  • O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância;
  • Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado;
  • Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes;
  • Todo o meu saber consiste em saber que nada sei;
  •  Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus.

Conta-se que no Oráculo de Delfos, o deus Apolo declarou que Sócrates era o homem mais sábio de Atenas, e Sócrates que costumava dizer: “Só sei que nada sei”, frase que se tornou síntese de seu pensamento, concluiu que era sábio porque era o único que sabia que nada sabia.

 Política e moral eram temas freqüentes em Atenas, Sócrates achava que a Polis grega deveria ser governada por aqueles que detinham o conhecimento, uma espécie de “aristocracia dos sábios”. O filósofo não era a favor da democracia grega como era praticada em Atenas. Sócrates acreditava na imortalidade da alma. Foi com essa crença que, condenado à morte pelos governantes de Atenas, acusado de corromper a juventude e de desrespeito aos deuses, não aceitou ajuda para fugir da cidade.

A condenação e sua sentença, Sócrates manteve-se em Atenas, aproveitando o momento para discutir a imortalidade da alma com seus alunos. Foi condenado a tomar cicuta, um tipo de veneno letal. Morreu em 399 a. C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (246.2 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com