TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome De Burnout

Artigos Científicos: Síndrome De Burnout. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Definição

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo 5 da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Como Caracteriza

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico, condições físicas de trabalho, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Comportamento Apresentado Pela Pessoa Que Tem a Síndrome.

O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa auto-estima, perdendo consideravelmente seu nível

de rendimento e de responsabilidade para com as pessoas e para com a organização que faz parte. A dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

A Questão da Ocorrência em Gênero (homem ou mulheres).

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais, e muitos outros, sendo homens ou mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Critica / Conclusão

Chegamos a uma conclusão que a Síndrome de Burnout se deve as condições que são proporcionadas a certa pessoa em um devido lugar, seja ele no trabalho, em sua casa, ou numa rotina de vida. Se as condições proporcionadas forem positivas dificilmente é alterada ou desenvolvida a síndrome, mas se forem negativas de contra gosto ao que a pessoa pensa, ela reagirá de forma inadequada desenvolvendo certo desgaste tanto emocional quanto físico, afetando as próprias reações diárias, tanto em homens, ou mulheres. Podemos resumir sobre essa síndrome, como um indício de depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com