TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Saúde no Brasil

Seminário: Síntese Saúde no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Seminário  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese Saúde no Brasil

Este texto sintetiza um breve relato da situação de saúde no Brasil vinculando-o com questões do desenvolvimento e do ambiente. Aponta a necessidade de se incorporar uma elaboração para o tema ‘’ saúde, ambiente e desenvolvimento’’.

O Brasil compõe uma diversa gama de epidemias tantos relacionados a saúde como socioambientais. O Brasil é o quinto país do mundo em área territorial com vastas fronteiras e abrange quase toda a América do Sul e o último senso nos revelou que apenas o maranhão continua sendo rural, sendo assim o restante da população já é totalmente urbanizada.

Também se observa que sofremos muito com a desigualdade territorial, a distribuição da população é totalmente desproporcional as áreas que ocupam, por exemplo, apenas 7% da população ocupa a região norte a maior do país, enquanto que tem um território muito menor sobre com a superlotação das cidades que chegam a 43%. E assim sofremos com os piores índices socioeconômicos do país que se encontram no norte, com a população menos favorecida.

O desemprego também vem crescendo e mostrando um índice alto de precariedade trazendo agravamento da qualidade nos postos de trabalho, deixando assim a população de trabalhadores vulneráveis a acidentes de trabalhos e doenças agravadas por mau funcionamento destes.

Analisando todos os dados percebemos que o Brasil vem enfrentando não só de hoje dificuldades para o seu desenvolvimento humano. Comparações mundiais nós colocam entre os países com maior desigualdade socioeconômica, ficando na 73° posição.

Ainda apresentamos um índice tanto quanto feliz diante da mortalidade infantil que diminuiu graças aos programas de imunização, o incentivo a amamentação, aumento da escolaridade maternal, abastecimento com água tratada dentre várias outras variáveis.

O ministério da saúde reconhece que o Brasil está entre os maiores consumidores de produtos praguicidas (agrotóxicos) do mundo. Fora o uso de agrotóxicos por toda parte, ainda sofremos com epidemias de dengue, leptospirose (endêmica), esquistossomose (endêmica) e leishmaniose que é uma das infecções dermatológicas com uma alta expansão no Brasil.

Os movimentos ecologistas vêm se movendo e trazendo uma nova perspectiva e uma importante contribuição para mudarmos a situação da saúde, revalorizar o meio ambiente e socioeconômico. Devemos estar cientes que a interferência humana no ambiente é a mais agravante, qualquer coisa que se é tirada de seu habitat ou algo é colocado lá, por exemplo, o lixo jogado em mares é de responsabilidade de toda a população sendo nossa responsabilidade vão mexer na evolução normal de outros seres vivos.

A saúde como está hoje pode ser vista como o resultado histórico das condições sócio ambientais sobre o patrimônio genético dos indivíduos e então percebemos que o ambiente pode promover a saúde como pode criar condições nocivas a nós mesmos. De modo geral podemos observar que os problemas saúde-ambiente estão relacionados com o nosso modo desenvolvimento, processos de produção, padrões elevados de consumo que geram a deterioração da vida na sociedade.

Percebemos então que todas essas nocivas mencionadas são consequências das ações humanas inclusive os fenômenos climáticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com