TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAM, QUE INVESTIR NA CAPACITAÇÃO DOS SEUS COLABORADORES

Casos: TAM, QUE INVESTIR NA CAPACITAÇÃO DOS SEUS COLABORADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TREINAMENTO 4

2.1.1 CICLO DA APRENDIZAGEM VIVENCIAL 4

2.1.1.1 QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO.................................6

2.1.1.1.1 EDUCAÇÃO CORPORATIVA.......................................................................7

3 CONCLUSÃO.............................................................................................................9

REFERÊNCIAS............................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vai relata a importância das disciplinas, Treinamento e Desenvolvimento, Dinâmicas, técnicas e jogos vivenciais, Qualidade de vida e segurança no trabalho, Gestão do conhecimento e educação corporativa, sobre um estudo de uma leitura de um texto Vôo Seguro que a empresa TAM desenvolver para capacitar melhor os seus colaborados, pois para a TAM, investir na capacitação contínua dos colaboradores é um dos pontos principais da estratégia para se destacar no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TREINAMENTO

O treinamento é “o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho” (CARVALHO, 1999), e o funcionário bem treinado vai desenvolver o seu trabalho com mais eficiência e com responsabilidade, obterá segurança e satisfação no trabalho. Empregados mais satisfeitos têm um melhor estado de espírito, contribuindo cada vez mais para o sucesso empresa e as organizações modernas e mais atuantes no mercado já chegaram à conclusão de que investir em seus funcionários é a maneira mais eficaz e o caminho mais curto e seguro para alcançarem os seus objetivos. Temos um exemplo que é a empresa TAM, ela desenvolver os treinamentos com muita seriedade e eficiência, pois para empresa investir na capacitação contínua dos colaboradores é um dos pontos principais da estratégia para se destacar no mercado e a forma de treinamento realizado pela empresa é com curso, palestra, programas de reciclagem e são realizados em duas partes: em sala de aula ou simulador. Essa capacitação quase sempre é um trunfo, na TAM isso significa excelência plena.

“Pessoas fazem parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionarem-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.” (DAVEL E VERGARA, 2001)

2.2 CICLO DA APRENDIZAGEM VIVENCIAL

“A aprendizagem é um processo que dura toda a vida e por meio do qual o sujeito, motivado frente a uma situação-problema, resolve-a atingindo sua meta e modifica-se de forma duradoura. Esta transformação permite transferir o aprendido para novas situações.”

(Ilda Santos)

Desde que nascemos, aprendemos a sobreviver. Usamos o pensamento em complexas operações mentais e conseguimos organizar esquemas que podem ser acessados quando necessitamos resolver problemas. Quando as pessoas vivenciam um jogo em todas as fases, além de maiores chances de alcançar a aprendizagem, têm a oportunidade de trabalhar os dois hemisférios cerebrais de forma harmônica, sem que haja predominância de um deles durante todo o tempo, como acontece nos métodos mais ortodoxos. Para fechar o ciclo da aprendizagem vivencial, os aprendizes passam por cinco fases. A separação anterior é meramente didática, com vistas a facilitar a compreensão do processo. Para autora Maria Rita Gramigna no livro Jogos de empresa e técnicas vivenciais, apresenta os estágios do ciclo da aprendizagem vivenciados e afirma que qualquer atividade vivencial poder ser avaliada tendo como referencial este ciclo que são os mais importantes.

• Planos individuais de desenvolvimento.

• Planos de metas pessoais.

• Contrato psicológico,

• Seqüência de interações ( repetir o jogo).

• Planos reais para aplicação na empresa

Os cinco estágios seria muito importante para o treinamento da LOFT para os pilotos, pois no primeiro ciclo, o plano individual auxiliarem seus empregados nessa difícil tarefa de planejar sua carreira, e algumas organizações já utiliza essas ferramentas, no segundo ciclo, as metas vão da aos pilotos visão de longo prazo e de curto prazo a segurança. O terceiro ciclo trata das necessidades sociais, os contratos psicológicos nascem a partir do momento em que se iniciam negociação entre um candidato e representante da empresa interessada em contratar uma pessoa, então desde o momento que o piloto entre na organização já tem um contrato. O quarto ciclo seqüência de interações que e repetir os treinamentos sempre que possível, pois o treinamento, em questão, visa à mudança de hábitos diários e a centrar o foco em cada tarefa por vez. Apesar de o mercado valorizar os profissionais chamados de “multitarefa” o objetivo do treinamento é incentivar a realização de apenas uma única tarefa por vez e quanto mais repetir o treinamento, o funcionário vai desenvolver melhor o seu trabalho. O quinto e último ciclo diz respeito planos reais para aplicação na empresa que é muito importante para o empregado e o empregador.

2.2.1 QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO

A implementação do programa qualidade de vida e segurança no trabalho e muito importante, para todas as organizações, pois fato de que os trabalhadores passam a maior parte de suas vidas no ambiente de trabalho. Percebe-se que não se trata mais de levar os problemas de casa para o trabalho e sim de levarmos para casa as tensões, os receios e as angústias acumuladas no trabalho. Atualmente, este é um assunto que tem se tornado pertinente e que deve ser discutido independente do cenário econômico: esteja ele em recessão ou crescimento. Já ficou comprovado pelas ciências humanas e sociais que funcionários motivados, capacitados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com