TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho DPAschoal

Trabalho Universitário: Trabalho DPAschoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  7.019 Palavras (29 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 29

1.Introdução

Revisão Conceitual Fundamentação teórica: à perspectiva que será analisada)

Para trabalharmos essa cultura e inovação, abordaremos nesse trabalho conceitos como responsabilidade social, sustentabilidade, governança corporativa, Lei Sarbanes-Oxley (SOX) citaremos alguns teórico sobre o tema abordado, qual a relação desses conceitos com a empresa em questão analisada, além disso colocaremos um pouco da filosofia da empresa, ou seja, maneira de pensar e sua visão com o meio ambiente e social, segue uma parte da cultura da empresa Dpaschoal:

Pensar no amanhã? Não podemos mais gastar no presente sem pensar no futuro. Todos devemos cuidar de nossas vidas, sem nos esquecermos da natureza. Pensar no amanhã é uma necessidade e uma responsabilidade, mas o que podemos fazer? Podemos muito.

Podemos mudar a forma das coisas que fazemos, tocamos ou influenciamos. Juntos, podemos revolucionar valores e transformar o futuro, nossas vidas e criar alegrias, sem perder o que somos ou temos. Mas é necessário acreditar e Poupar para o futuro? Impossível? Não. Ao contrário, se juntos enfrentarmos com simplicidade, carinho e convicção, poderemos fazer coisas fantásticas. Pequenas atitudes podem entrar em nossa rotina e serão exemplo para outras pessoas. Nosso dia a dia será mais alegre e responsável, mais humano. Mas precisamos mais que palavras, precisamos de Atitudes + compromissos Acreditar e dar significado para a nossa vida é fundamental. Refletindo sobre nosso papel na sociedade e nossa missão, concluímos que é necessário e possível poupar para o futuro, para as próximas gerações. Portanto, planejar e avaliar antes de trocar, poupar para o cliente, cuidar da segurança e da natureza é colocar princípios antes do consumo. Nosso jeito de SER, acreditar e mudar o futuro. Para trabalharmos essa cultura e inovação, abordaremos assuntos como responsabilidade social, sustentabilidade, governança corporativa, Lei Sarbanes-Oxley (SOX)

2 Estudo de Caso

2.1 Perfil da Organização

Para iniciar esse trabalho resolvemos selecionar uma das empresas que já ganhou o premio para inovação e sustentabilidade. O Prêmio Eco, promovido pela Câmara Americana de Comércio, reconheceu as melhores ações de desenvolvimento empresarial sustentável, aplicadas por empreendimentos de pequeno, médio e grande porte. Criado em 1982 pela Amcham – Câmara Americana de Comércio, o Prêmio Eco – ao contrário do que muitos podem pensar – não ganhou esse nome por alusão à palavra ecologia. O nome do concurso nasceu da fusão das palavras “empresa” e “comunidade”, a fim de traduzir o interesse da premiação em reconhecer e incentivar empresas que adotam práticas socialmente responsáveis.

Seguindo seu propósito, em 2009, o Prêmio teve como tema a “Inovação e Sustentabilidade nas Empresas”, estimulando o desenvolvimento empresarial sustentável no país, que ganhou ainda mais destaque depois da recente crise internacional.

Empresas de pequeno, médio e grande porte, públicas ou privadas, podem participar do concurso, em grupos de classificação diferentes. Ao todo, serão quatro categorias – “Modelo de Negócios”, “Produtos”, “Processos” e “Projetos” – e cada uma delas elegerá três vencedores: dois do grupo de grandes empresas e um do grupo de pequenos e médios empreendimentos.

No Conceito Amcham de Sustentabilidade:“No tema de sustentabilidade empresarial, a AMCHAM se propõe a incentivar as empresas, principalmente suas associadas, a que busquem resultados econômico-financeiros com elevados padrões de ética, assumindo sua responsabilidade com o desenvolvimento da sociedade e com operações que gerem o menor impacto possível sobre o meio ambiente”.

No ambiente empresarial a competitividade vem se intensificando significativamente ao longo dos anos. O grande número de concorrentes inseridos no mercado e as transformações que ocorrem rapidamente em todo mundo são alguns dos fatores que afloram a necessidade das empresas buscarem alternativas de vantagem competitiva para se manterem no mercado.

Atualmente ser competitivo é fundamental para as organizações sobreviverem no mundo globalizado.

Hoje em dia as empresas contam com vários tipos de incentivos alem das certificações, Prêmios, isenção de impostos, contam com empresas como o Sebrae que dá orientação rumo ao desenvolvimento sustentável.

Durante nosso trabalho fizemos uma pesquisa e obtivemos as seguintes informações do Sebrae:

Pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte.

O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, trabalha desde 1972 pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo.

As micro e pequenas empresas representam um importante fator de desenvolvimento do país e o Sebrae procura ajudar para que atuem em ambiente institucional favorável, com alto índice de formalização, competitividade e sustentabilidade.

Para isso promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda.

Experiência acumulada na área de Informação Tecnológica e Industrial

São centenas de projetos gerenciados pelas Unidades de Negócios e de Gestão do Sebrae, que atua no Brasil inteiro, com unidades nos 26 estados e no Distrito Federal. Juntos, formam um sistema de ampla capilaridade, com aproximadamente 600 pontos de atendimento, do extremo Norte ao extremo Sul do País.

Dados do IBGE mostram que, em 2002, o número de micro e pequenas empresas no setor formal urbano (excluindo setor governo) atingiu 4,88 milhões, representando 99,2% do total de 4,918 milhões de empresas.

Ainda no setor formal as micro e pequenas empresas empregam 56,1% da força de trabalho que atua no setor formal urbano (excluindo os empregados governamentais). Na economia informal, representam 9,5 milhões de empreendimentos, envolvendo trabalhadores por conta própria e pequenos empregadores com 1 a 5 empregados (segundo a pesquisa ECINF, de 1997, do IBGE).

No meio rural, as MPEs representam 4,1 milhões de proprietários familiares, com até 4 módulos rurais (de acordo com o Incra).

Esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com