TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCA Dos Componentes

Artigos Científicos: TCA Dos Componentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ADALCILENE DE JESUS ALMEIDA

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

SANTARÉM-PA

2013

ADALCILENE DE JESUS ALMEIDA

TCA DOS COMPONENTES: PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUÇAÇÃO E O SER HUMANO E SUAS DIMENSÕES.

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências do componente: TCA, e servirá para obtenção de nota do 1º semestre do curso de Pedagogia, orientado pela preceptora profª. Altemisa Jesus de Oliveira.

SANTARÉM-PA

2013

RESUMO

LIVRO PROCESSOS HISTORICOS DA EDUCAÇÃO: A Importância da Historia da Educação.

CAPITULO-I

O ensino e a aprendizagem de história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico e o saber histórico escolar. Na sala de aula, os materiais didáticos e as diversas formas de comunicação escolar apresentadas no processo pedagógico constituem o que se denomina saber histórico escolar.

O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico. Os contornos e as definições que são dados a esses três conceitos orientam a concepção histórica, envolvida no ensino da disciplina.

Em uma outra concepção de ensino, os fatos podem ser entendidos como ações humanas significativas , escolhidas por professores e alunos, para analise de determinados momentos históricos.

Os sujeitos da historia podem ser os personagens que desempenham ações individuais ou consideradas como heróicas. O sujeito histórico pode ser entendido, por sua vez, como sendo os agentes de ação social, que se tornem significativos para estudos históricos escolhidos com fins didáticos, sendo eles indivíduos, grupos ou classes sociais.

O conhecimento histórico escolar além, de se relacionar com o conhecimento histórico de caráter cientifico nas especificações das noções básicas da área, também se articula com os fundamentos de seus métodos de pesquisa, adaptando-os para fins didáticos. A escolha dos conteúdos, por sua vez, que possam levar o aluno a desenvolver noções de diferenças e de semelhança, de continuidade e de permanência, no tempo e no espaço.

O tempo histórico pode ser dimensionado diferentemente, considerando em toda sua complexidade, cuja dimensão o aluno aprende aos poucos. O tempo pode ser apreendido a partir de vivências pessoais, pela intuição, como no caso do tempo biológico. E precisa ser compreendido, também, como um objeto de cultura, um objeto social construído pelos povos, como no tempo cronológico e astronômico.

Os diferentes conceitos de fato histórico, sujeitos histórico e tempo histórico refletem distintas concepções de historia e de como ela é estruturada e constituída.

LIVRO O SER HUMANO E SUAS DIMEMSÕES: Concepções e Fatores que Intervêm no Desenvolvimento Humano.

CAPITULO – II

Quando falamos de desenvlvimento humano, nos deparamos com vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com