TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC NR-26 Segurança Do Trabalho

Artigos Científicos: TCC NR-26 Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  12.234 Palavras (49 Páginas)  •  2.016 Visualizações

Página 1 de 49

INTRODUÇÃO

Nosso objetivo é criar um ambiente agradável de trabalho valorizando os nossos funcionários e garantindo a satisfação dos nossos clientes com um ótimo serviço de atendimento e sempre buscando a perfeição através de uma melhoria contínua.

DADOS DA EMPRESA

RAZÃO SOCIAL: AUTO POSTO 71 ESTRELAS

NOME FANTASIA: AUTO POSTO 71 ESTRELAS

CNPJ: 46.377.636/0001-29

RAMO DE ATIVIDADE: COMÉRCIO VAREJISTA DE COMBUSTÍVEIS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES

CNAE: 47.31- 8

GRUPO: C- 05

GRAU DE RISCO: 3

N° DE FUNCIONÁRIOS: 110

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 24 HRS

ENDEREÇO: RUA BERNARDINO DE CAMPOS N°047

BAIRRO: CENTRO – JACAREÍ – SÃO PAULO

CEP: 12.300-300

TELEFONE/ FAX: (12) 3955-4100

POLÍTICA DA EMPRESA

Nosso compromisso é o de atender às expectativas de nossos clientes, garantindo um contínuo aperfeiçoamento de nossos produtos e serviços, através de elevado padrão de qualidade, flexibilidade e agilidade em nossos processos.

NR-1 DISPOSIÇÕES GERAIS

Esta Norma Regulamentadora – NR, dispõe a todos os empregadores que possuem funcionários regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho a obrigatoriedade do cumprimento das normas regulamentadoras - NR, não desobrigando do cumprimento de outras disposições. Designando os órgãos responsáveis pela observância do cumprimento das mesmas garantindo ao trabalhador seu conhecimento à lei e do seu ambiente de trabalho tais como seus riscos e medidas preventivas.

Determina, também, que o departamento de segurança e saúde no trabalho – SSST, é o órgão competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho, incluindo também a campanha nacional de prevenção de acidentes do trabalho - CAMPAT, o programa de alimentação do trabalhador - PAT, e ainda a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho em todo o território nacional.

O Auto Posto 71 Estrelas elabora Ordem de Serviço- O.S de acordo com as funções indicando risco em exposição e passa aos trabalhadores para serem lavradas.

Segue no anexo o modelo da Ordem de Serviço.

NR- 2 INSPEÇÃO PRÉVIA

Esta NR aplica-se aos estabelecimentos designados a empresas que antes de seu funcionamento deverá possuir o Certificado de Aprovação de Instalações solicitada ao Ministério do Trabalho, que após inspeção prévia fará liberação para o desenvolvimento de suas atividades.

Quando houver modificações substanciais nas instalações e/ ou nos equipamentos de seu(s) estabelecimentos (s) a empresa devera comunicar e solicitar a aprovação do órgão regional do MTB. O estabelecimento que não atender as exigências referidas fica sujeita ao impedimento de seu funcionamento, conforme estabelece o art.160 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, ate que seja cumprida a exigência desse artigo.

O Auto Posto 71 Estrelas possui o Certificado de Aprovação de Instalações - CAI.

Segue no anexo o modelo do CAI.

NR- 3 EMBARGO E INTERDIÇÃO

Esta NR se aplica a empresa, setor ou máquina que ofereça risco grave e iminente que após ser identificado não for tomado ás devidas providências ficam sujeitas a embargo ou interdição total ou parcial gerando paralisação do serviço que só poderá ser iniciada após o cumprimento das normas estabelecidas.

Esta NR não se aplica, pois o Auto Posto 71 Estrelas esta dentro das conformidades.

NR-4 SERVIÇOS ESPECIALIZAÇÕES EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO – SESMT

A NR 4 diz respeito aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)e tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu local de trabalho. Para oferecer proteção ao trabalhador o SESMT deve ter os seguintes profissionais: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro, técnico de segurança no trabalho, auxiliar de enfermagem, tem por atividade dar segurança aos trabalhadores através do ambiente de trabalho que inclui máquinas e equipamentos, reduzindo os riscos a saúde do trabalhador, verificando o uso dos EPIs.

O SESMT tem por finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no seu ambiente de trabalho, portanto, torna-se um trabalho que tem por objetivo a prevenção de acidentes tanto de doenças ocupacionais. Trata-se de trabalho preventivo e de competência dos profissionais citados acima, com aplicação de conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina no ambiente de trabalho para reduzir ou eliminar os riscos à saúde dos trabalhadores. Cabe ao SESMT orientar os trabalhadores quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual e conscientizá-los da importância de prevenir os acidentes e das formas de conservar a saúde no trabalho

O Auto Posto 71 Estrelas possui um técnico em segurança do trabalho, ficando ele responsável pela conscientização dos funcionários e empregador ao cumprimento das normas regulamentadoras.

Segue no anexo os quadros de dimensionamento I, II, III, IV, V e VI.

NR-5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com