TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Segurança Do Trabalho

Ensaios: Tcc Segurança Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  5.171 Palavras (21 Páginas)  •  2.086 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 7

2 - BREVE HISTÓRICO DA SEGURANÇA E MEDICINA NO TRABALHO 9

3 - JUSTIFICATIVA 11

4- APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 12

5- HISTÓRICO DA PETROBRAS 13

6 - ATIVIDADE DE ESTÁGIO 15

6.1 - REALIZAÇÃO E CONTROLE DE DSSMS 15

6.2 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS – PPRA 16

6.3 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO 16

6.4 - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO 17

6.5 - TREINAMENTOS 19

6.6 - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO 21

6.6.1 TEORIA DO FOGO 22

6.6.2 CLASSES DE INCÊNDIOS 23

6.6.3 MÉTODOS DE EXTINÇÃO DE INCÊNDIO 24

6.6.4 EXTINTORES DE INCÊNDIO 24

6.6.5 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA 26

6.7 – INSPEÇÕES DE SEGURANÇA NA ÁREA 26

7 – PAPEL DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA DO TRABALHO 29

8 – CONCLUSÃO 32

9 - BIBLIOGRAFIA 33

10 – ANEXOS 34

1 - INTRODUÇÃO

A segurança do trabalho é um conjunto de medidas, voltadas s a prevenir acidentes do trabalho e doenças profissionais, conscientizando os trabalhadores a realizar suas funções de forma segura e , também neutralizar as condições inseguras do ambiente de trabalho.

A evolução tecnológica se fez acompanhar de novos ambientes de trabalho e de riscos profissionais a eles associados. Muitos desses novos riscos são pouco ou nada conhecidos e demandam pesquisas cujos resultados só se apresentam após a exposição prolongada dos trabalhadores a ambientes nocivos à sua saúde e integridade física.

A relação homem-máquina, que já trouxe enormes benefícios para a humanidade, também trouxe um grande número de vítimas, sejam elas os portadores de doenças incapacitantes ou aqueles cuja integridade física foi atingida. Entre as máquinas das novas relações profissionais, os computadores pessoais têm uma característica ímpar: nunca, na história da humanidade, uma mesma máquina esteve presente na vida profissional de um número tão grande e diversificado de trabalhadores.

A maneira verdadeiramente eficaz de impedir o acidente é conhecer e controlar os riscos. Isso se faz, no caso das empresas, com uma política de segurança e saúde dos trabalhadores que tenha por base a ação de profissionais especializados, antecipando, reconhecendo, avaliando e controlando os riscos.

Sendo assim, é um assunto importante, que não interessa apenas aos trabalhadores, Pois um trabalhador acidentado causa prejuízo a toda a sociedade.Para que dentro da empresa realmente funcione a área de segurança e saúde Do trabalhador é preciso que todos estejam envolvidos para que todos venham adotar as medidas de segurança necessárias, para garantir o Maximo de êxito.

O estágio é a forma que o aluno tem de colocar em prática tudo aquilo que aprendeu em sala de aula dentro da empresa usando metodologias e técnicas, analisando possíveis causas e conseqüência das doenças ocupacionais e acidente de trabalho não só objetivando a prevenção mas também a promoção do bem estar físico , mental e social dos trabalhadores.Dando assim sua contribuição para a empresa e recebendo o conhecimento prático.

2 - BREVE HISTÓRICO DA SEGURANÇA E MEDICINA NO TRABALHO

Dentro das perspectivas dos direitos fundamentais do trabalhador em usufruir uma boa e saudável qualidade de vida, na medida em que não se pode dissociar os direitos humanos e a qualidade de vida, verifica-se, gradativamente, a grande preocupação com as condições do trabalho.

A primazia dos meios de produção em detrimento da própria saúde humana é fato que, infelizmente, vem sendo experimentado ao longo da história da sociedade moderna. É possível conciliar economia e saúde no trabalho.

Os problemas relacionados com a saúde intensificam-se a partir da Revolução Industrial. As doenças do trabalho aumentam em proporção a evolução e a potencialização dos meios de produção, com as deploráveis condições de trabalho.

A OIT - Organização Internacional do Trabalho, com o advento do Tratado de Versalhes, objetivando uniformizar as questões trabalhistas, a superação das condições subumanas do trabalho e o desenvolvimento econômico, adota, em 1919, seis convenções destinadas à proteção da saúde e à integridade física dos trabalhadores (limitação da jornada de trabalho, proteção à maternidade, trabalho noturno para mulheres, idade mínima para admissão de crianças e o trabalho noturno para menores). Em 1919, por meio do Decreto Legislativo nº 3.724, de 15 de janeiro de 1919, implantaram-se serviços de medicina ocupacional, com a fiscalização das condições de trabalho nas fábricas.

Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas, aprova a Declaração Universal dos Direitos Humanos do Homem, que se constitui uma fonte de princípios na aplicação das normas jurídicas, que assegura ao trabalhador o direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, as condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra ao desemprego; o direito ao repouso e ao lazer, limitação de horas de trabalho, férias periódicas remuneradas.

No início da década de 70, o Brasil é o detentor do título de campeão mundial de acidentes. E, em 1977, o legislador dedica no texto da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, por sua reconhecida importância Social, capítulo específico à Segurança e Medicina do Trabalho. Trata-se do Capítulo V, Título II, artigos154 a 201, com redação da Lei nº 6.514/77.

O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, hoje denominado Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, regulamenta os artigos contidos na CLT por meio da Portaria nº 3.214/78, criando vinte e oito Normas Regulamentadoras – NR’s. Com a publicação da Portaria nº 3214/78 se estabelece a concepção de saúde ocupacional.

As conquistas, pouco a pouco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com