TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Segurança Do Trabalho

Ensaios: Tcc Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  7.149 Palavras (29 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 29

INSTITUTO TECNOLÓGICO E AMBIENTAL DA AMAZÔNIA

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

ALCIONE DE JESUS DA SILVA CRUZ

ELLISON DENNER S. PAIVA

MARCO ANDRÉ DA SILVA

RAQUEL SANTOS PERREIRA

RITA DE CASSIA POJO DE SOUZA

VICTOR HUGO VALENTE

SAÚDE E SEGURANÇA NA INDÚSTRIA MADEIREIRA

BELÉM - PA

2013

ALCIONE DE JESUS DA SILVA CRUZ

ELLISON DENNER S. PAIVA

MARCO ANDRÉ DA SILVA

RAQUEL SANTOS PERREIRA

RITA DE CASSIA POJO DE SOUZA

VICTOR HUGO VALENTE

SAÚDE E SEGURANÇA NA INDÚSTRIA MADEIREIRA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como quesito avaliativo no curso de Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho do Instituto Tecnológico e Ambiental da Amazônia – ITAM, para a obtenção do grau de Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho.

Orientadora: Professora Chiara Castro.

BELÉM - PA

2013

ALCIONE DE JESUS DA SILVA CRUZ

ELLISON DENNER S. PAIVA

MARCO ANDRÉ DA SILVA

RAQUEL SANTOS PERREIRA

RITA DE CASSIA POJO DE SOUZA

VICTOR HUGO VALENTE

SAÚDE E SEGURANÇA NA INDÚSTRIA MADEIREIRA

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado e aprovado para a obtenção no curso de Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho do Instituto Tecnológico e Ambiental da Amazônia – ITAM.

BELÉM - PA 2013

Chiara Castro, Prof.

Avaliador 2.

Avaliador 3.

BANCA EXAMINADORA

Chiara Castro, Prof.

Avaliador 2.

Avaliador 3

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus primeiramente por tudo, por nos conceder sabedoria, conhecimento, força para continuar firme e forte com a conclusão deste trabalho.

Aos nossos familiares por sempre nos apoiarem ao longo desta jornada nos dando amor, carinho, afeto.

Agradecemos a nossos colegas de classe por nos apoiarem incentivando e ajudando um ao outro, pois ao longo desta jornada estávamos juntos diariamente, estudando e construindo um relacionamento que levaremos para toda a vida.

Agradecemos ao Professor Denes Nunes e a todos os outros Professores por nos apoiar, incentivar, ajudar nos momentos de dúvidas.

A Empresa TERRA INDUSTRIAL S/A, na pessoa do Técnico de Segurança Dilermando, que muito gentilmente nos cedeu tempo e informações necessárias para a elaboração deste trabalho.

RESUMO

Nosso trabalho foi elaborado em cima de uma empresa na área da indústria madeireira, tendo em vista as conformidades e as não conformidades apresentadas na mesma, para isto uma possível melhoria. Foram analisados pelos alunos em questão os seguintes critérios: Ordem de Serviço é um documento que tem a função de emitir comunicações internas. Normalmente muito conhecida como um meio de controle de serviços a serem executado, Treinamento de Segurança sua função é essencial para qualificação e capacitação dos colaboradores em suas devidas funções, Integração de Novos Colaboradores serve para apresentar a empresa a um novo integrante mostrando sua metodologia de produção para sua possível adaptação, Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMET) tem como finalidade promover a saúde e de proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, Comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) são essenciais à prevenção contra os riscos e evitando danos à saúde e a vida dos colaboradores na empresa.

Também foram analisados e relacionados alguns programas em questão à saúde dos trabalhadores, como o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) tem por objetivo a promoção e a preservação da saúde dos trabalhadores, bem como prevenção e diagnóstico precoce de doenças relacionadas às funções desempenhadas e ao ambiente de trabalho, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) tendo também por objetivo avaliar as atividades desenvolvidas pelos empregados no exercício de todas as suas funções e ou atividades, determinando se os mesmos estiverem expostos a agentes nocivos, com potencialidade de causar prejuízo à saúde ou a sua integridade física, Inspeção de Segurança objetivo detectar problemas ou situações para a ocorrência de danos ao patrimônio físico da empresa, bem como gerar lesões ou agravos à saúde dos trabalhadores, Brigada de Incêndio é um grupo composto por pessoas treinadas e capacitadas para atuar no combate a princípios de incêndio, abandono e evacuação do ambiente sinistrado, e prestar os primeiros socorros às vítimas do sinistro, Análise Preliminar de Risco, (APR) consiste em um estudo antecipado e detalhado de todas as fazes do trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com