TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS DE ADMINISTRAÇAÕ DE PESSOAL

Trabalho Universitário: TECNICAS DE ADMINISTRAÇAÕ DE PESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCIPAIS ATIVIDADES RELACIONADAS AO DEPARTAMENTO DE PESSOAL

Inclui todas as atividades do Departamento De Pessoal, compreendendo as rotinas mais comuns e obrigatórias, relacionadas à pagadoria, tais como Folha de Pagamento, ponto eletrônico, banco de horas, contabilização da folha, encargos, admissão, demissão, férias, afastamentos, benefícios, pagamento PLR e bônus, fiscalização trabalhista, acompanhamento de legislação e serviços anuais (Informe de Rendimentos, DARF e RAIS).

Todos oferecidos de maneira a aperfeiçoar e agilizar o acesso à informação e aos relatórios gerenciais

Admissão

O empregado ao ser admitido deve passar por uma rotina especial junto à empresa. Essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa, propiciando o ingresso desse empregado com sucesso.

A carteira de trabalho e previdência social (CLT) é de fundamental importância na rotina de admissão e por decorrência de imposição legal, o seu correto preenchimento possibilita ao trabalhador ter a descrição de toda a sua trajetória de vida profissional.

Alem do registro em carteira de trabalho, devera ser realizado o procedimento de registro em livro ou ficha, realização de exame medica colheita de assinaturas em acordos e termos, isso entre outros procedimentos, cuja realização deve ser cumprida.

Salários, Remuneração e Adicionais.

A remuneração, por sua vez, consiste no somatório de todas as importâncias pagas como contraprestação dos serviços prestados, alem do salário.

O salário é uma demonstração objetiva do quanto à empresa valoriza o trabalho de seu funcionário. O valor é fixado no ato da contratação devera ser observado pelo DP, sempre respeitando os patamares mínimos definidos pela Constituição Federal de 1988 e as convenções e acordos sindicais.

Os adicionais incorporam também no salário do empregado adicional que o mesmo receber por força da convenção coletiva, tais como: adicional de produção, gratificação por função, adicional por assiduidade, anênio, biênio, triênio, qüinqüênio etc.

Já outros adicionais têm suas regras definidas em lei, como é o caso do adicional de periculosidade, insalubridade e transferência.

Jornada de Trabalho

A jornada de trabalho é o período em que o empregador fica á disposição do empregador, trabalhado ou aguardando ordens.

O artigo 58 da CLT e o inciso XIII do artigo 7º da Constituição Federal de 1988 estabelecem que a duração normal do trabalho não possa exceder oito horas diárias, desde que não seja fixado, expressamente, ouro limite. Já o limite semanal foi fixado em quarenta e quatro horas. A limitação da jornada de trabalho e a fixação de períodos destinados ao descanso do trabalhador têm por objetivo permitir ao empregado qualidade de vida compatível com o principio da dignidade da pessoa humana.

O descanso no artigo 66 CLT estabelece que, entre duas jornadas de trabalho, haja um período de descanso mínimo de 11 horas consecutivas para descanso. Se empregado termina, por exemplo, sua jornada às 22 horas, só poderá iniciar nova jornada às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com