TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS E RECURSOS DE ATENDIMENTOS NA ESTÉTICA FACIAL E CORPORAL

Ensaios: TECNICAS E RECURSOS DE ATENDIMENTOS NA ESTÉTICA FACIAL E CORPORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  4.964 Palavras (20 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 20

1 INTRODUÇÃO

O mercado econômico atual encontra-se cada vez mais competitivo, a relação entre estética e beleza tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano da sociedade, o número de pessoas preocupadas com a pratica da estética para melhorar e garantir a sua boa imagem pessoal é cada vez maior. Desse modo faz-se evidente a importância de se desenvolver o trabalho a seguir, que está diretamente ligado a explicar o contexto que abrange mais especificamente a pratica da estética facial relatando os procedimentos de limpeza de pele, não só importante para a beleza estética como também para a saúde facial.

No decorrer do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal vários assuntos foram abordados caracterizando a ligação entre Estética/Beleza/Sociedade, a estética estuda racionalmente o belo e o sentimento que desperta nos indivíduos, desta forma surge o uso estético como sinônimo de beleza.

O trabalho de estética facial teve inicio a cerca de 50 anos, partindo da necessidade de higienização facial, hoje já encontra-se disponível diversos procedimentos para solucionar os problemas da pele, com o passar dos anos a limpeza de pele passou a ganhar reconhecimento benéfico quanto aos resultados apresentados para a beleza e a saúde já que os procedimentos previnem até mesmo o surgimento de alguns casos de doenças da pele. “Esse procedimento é fundamental para a retirada das impurezas e para a defesa contra ataques exógenos do ambiente.” (GOBBO,2010).

1.2 JUSTIFICATIVA

Segundo HALLAWELL (2009), o profissional de beleza precisa ter consciência da importância da imagem pessoal e de como ela afeta o senso de identidade das pessoas. Há ocasiões em que uma pessoa deseja brincar com sua imagem, criar uma espécie de personagem temporário No entanto, é importante que ela esteja consciente dos poderosos efeitos que a imagem tem sobre seu estado emocional e psicológico, influenciando seu comportamento.

Neste contexto, o presente trabalho vem identificar o profissional de estética como um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando a manutenção da saúde, da beleza e do bem estar do individuo tratado. Segundo SARRAF 2000, por meio de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, tal profissional promove o melhoramento do aspecto da pele, com conhecimentos da anatomia humana, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal, realiza também limpeza facial, depilação, hidratação, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial, tendo capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o médico especialista.

Desenvolver tal atividade proposta é de extrema importância para que com base no mesmo tenha-se o conhecimento, as informações necessárias para a valorização do profissional em estética de modo geral, enfatizando de forma mais especifica sua atuação no que diz respeito aos cuidados faciais, o relacionando não apenas à beleza como também a higienização e saúde facial como método de prevenção a possíveis problemas faciais.

1.3 OBJETIVOS

A pele apresenta-se como um órgão de revestimento, assim é importante conhecer os tipos de pele ou biótipos cutâneos, compreendendo os benefícios da limpeza de pele na manutenção do equilíbrio cutâneo.

1.3.1 Objetivo Geral

O objetivo do estudo realizado é solucionar os problemas da pele causados pela oleosidade, realizando protocolos de atendimento aos seus clientes.

Como mencionado, sabemos que a estética tem evoluído junto á sociedade, visto que hoje já não é mais apenas considerada como um tratamento de beleza conquistando sua importância no âmbito da saúde é objetivo do trabalho relatar os procedimentos, cuidados e importância da estética e do profissional especializado em estética.

1.3.2 Objetivos Específicos

A limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliuns, servindo também para remover células mortas e manter a pele macia e saudável, todos os tipos de pele recebem muito bem tal procedimento que vem a ajudar no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista.

Assim, de maneira mais especifica o trabalho visa realizar através da analise de um protocolo de atendimento realizar a avaliação da pele e identificar as alterações sofridas pela oleosidade; Avaliar e acompanhar o tratamento estético; Relatar habilidades e descrever procedimentos.

.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

“A pele é um órgão complexo que corresponde aproximadamente a 16% do peso. Sua superfície mede em torno de 1,5 metros e a quantidade de sangue que circulante. Esta dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme.” (Katia Nunes, A Síntese da Beleza e Bem estar, 2011). Diante da citação de tal autora percebe-se a importância de estudar, entender e conscientizar sobre os cuidados com a pele, que como já mencionado anteriormente não esta ligado apenas a estética e beleza possuindo ênfase importante na preservação da saúde da pele.

Considerando tal informação o trabalho preocupa-se especificamente com os cuidados relacionados a face, que por ser nosso cartão postal precisa de cuidados pois seu reflexo pode vir a interferir na nossa vida social, pois os possíveis problemas aparentes na pele do rosto pode causar constrangimento e até mesmo isolamento social, já o reflexo de uma pele bem cuidada chega a aumentar a auto estima do individuo.

Em relação á estética facial, os cuidados diários e tratamentos realizados por profissionais são fundamentais para manter a pele sempre jovem e bonita, a finalidade é neutralizar os efeitos nocivos como a poeira, sol, vento, poluição e impurezas e portanto, manter o equilíbrio da pele relatando sua importância tanto para a saúde quanto para a manutenção da aparência da mesma.

Tal estudo é amplo. Segundo ARCANGELLI 2002, KEDE e SABATOVICH 2004, existem diferentes tipos de pele, sendo elas; pele normal (eudérmica), pele oleosa, pele seca, pele mista e pele sensível, com base nisso o trabalho será desenvolvido possibilitando uma analise ao tipo de pele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com