TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICs

Por:   •  4/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

MARCOS ANTONIO FELIX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICs - NA SECRETARIA ESCOLAR: SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR – SIGE

 

 

 

 

Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Mídias na Educação do Polo de Goianésia, Universidade Federal de Goiás, para obtenção do titulo de Especialização.

 

 

 

Orientadora: Dra. Núbia Ferreira Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Goianésia

 2015

RESUMO

 

 

Neste trabalho vamos utilizar o sistema de gestão escolar – SIGE, como ferramenta e que tem como objetivo atender as necessidades operacionais, administrativas e pedagógicas das unidades escolares, ajudando a Secretaria de Educação no diagnostico para tomar decisões e formulação de políticas educacionais. Teremos como Claudia M.S.Tomaz Gerente de Suporte, Redes e Novas Tecnologias, Marcos Fraga Lopes, Supervisor de Projetos Educacionais, e Rodrigo Fernandes Gerente de Tecnologia da Informação, entre outros. Que mostram a importância das mídias dentro dos trabalhos administrativos especificamente e ainda pedagógico em uma unidade escolar, ambos reconhecem que o sistema escolar de gestão veio para sanar alguns déficits existentes dentro da administração escolar, tais como: a repetição de serviços. Em termos práticos podemos dizer que este sistema uniformizou as escolas no estado de Goiás e serve como exemplo para outros Estados. Observou-se que houve varias falhas no programa, porém após várias versões a online trouxe para escolas, subsecretarias e secretaria Estadual os benefícios: acesso aos usuários de qualquer lugar, atualizações automáticas, informação em tempo real, maior segurança de dados, ganho de tempo das atividades administrativas e pedagógicas entre outros. lógico que para isso teve também vários pontos negativos, como a perda de dados de escolas quando se mudava de uma versão para outra, nossa escola aderiu ao sistema em 2004, e não teve como utiliza-lo no ano de 2005, por vários motivos e em 2006 tivemos que retonar ao programa, devido as orientações da subsecretaria e até neste ano de 2015 utilizamos e estamos satisfeitos com o programa. Embora, ainda haja alguns empecilhos.

 

Palavras-chaves: sistema de gestão escolar. Administrativas. Benefícios. Acesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Este projeto tem como tema: Tecnologia da Informação e Comunicação – TICs – NA Secretaria Escolar: Sistema de Gestão Escolar – SIGE. Este programa que foi inserido no Colégio Estadual Chico Mendes no ano de 2004 pela subsecretaria de Porangatu, e que até hoje vem sendo utilizado para realizar trabalhos administrativos e pedagógicos. O mesmo viabilizou bastante os trabalhos na secretaria da escola e é uma mídia que facilita a vida do aluno, do professor, dos servidores administrativos e até mesmo dos pais dos alunos.

Sendo assim, creio que devido as grandes transformações tecnológicas essa mídia ajudou quem teve interesse em ser ajudada e aos que na época não aderiram ao projeto até hoje sofre para acompanhar os sistema educativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo Geral

 

Proporcionar o uso das TICs na administração escolar e no pedagógico de uma escola, pois as mesmas fazem parte da nossa vida e no sistema educativo não poderia ser diferente, para isso é preciso dar espaço para se usar e se inteirar sobre o sistema de gestão escolar – SIGE.

 

Objetivo Específico

 

Apresentar a mídia a toda comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários administrativos.

Estimular professores a conhecer melhor o sistema sige – diários e outros

Ensinar coordenadores de turno, pedagógico e merenda a manusear o mesmo – planilhas, ficha do Amai entre outros trabalhos.

 

JUSTIFICATIVA

 

Todo este trabalho vem ao anseio das necessidades administrativa e pedagógica, pois a partir do momento que os professores, coordenadores e comunidade escolar tiverem acesso a este programa poderá ser feita a inclusão digital de alguns e os trabalhos administrativos serão menos carregados, pois tendo acesso serão feitas suas tarefas sem prejuízos para os mesmos em suas funções, nem prejuízo nenhum ao processo administrativo escolar. Perdemos muito tempo vendo informações para o pedagógico. Deixamos de realizar nossas funções para ajuda-los em suas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com