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TEMA: ESPAÇOS ABERTOS E ACÚSTICA URBANA

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.933 Palavras (12 Páginas)  •  921 Visualizações

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TEMA:

ESPAÇOS ABERTOS E ACÚSTICA URBANA


Sumário

Introdução        4

Ambientes urbanos        5

Propagação do som ao ar livre        5

Barreiras acústicas urbanas        6

Sombra Acústica        7

Poluição Sonora        7

Definição        8

Consequências        8

Prevenção        9

Legislação Ambiental - Poluição Sonora        9

Estudo de caso        10

Concha acústica        11

Conchas Acústicas ao Ar Livre        12

Concha acústica dos jardins do palácio de cristal        13

Rock Rio-Palco Mundo        14

Considerações Finais        15

Referências        16


Introdução

O trabalho desenvolvido tem como intuito apresentar o impacto que os ruídos provocam no ambientes urbanos, demonstrando a propagação do som ao ar livre, barreiras acústicas, sombra acústica, poluição sonora, como a propagação do som pode ser barrada pela presença de obstáculos em sua trajetória, a influência, as vantagens dessas barreiras, o que elas ocasionam. O trabalho contém um estudo de caso onde mostra uma estrutura ao ar livre, definindo suas ações, seus funcionamentos e os danos que ele transmite, seja como som ou um ruído acústico, o trabalho foi contextualizado através de pesquisas e orientações sugeridas pela docente.

Ambientes urbanos

Ambiente urbano: espaço construído dentro de uma malha, composto por materiais ricamente acústicos, podendo absorver o máximo possível o ruído em determinadas áreas de abrangência.

“Espaços urbanos: são estruturas complexas, diversidade de fontes de ruído, diversidade de usos (atividade), as intervenções são complexas, a percepção de benefícios de intervenção não é imediata, os custos (financeiros e funcionais) podem ser elevados.” (MICHALSKI, 2001)

O ser humano é dotado por percepção e a concepção do espaço urbano só será bem percebida se bem projetada, onde deve ser tratada cuidadosamente a fim de proporcionar o surgimento de ambientes acusticamente agradáveis, com o objetivo de nos proteger contra os ruídos externos que causam incômodo a sociedade, além de ser prejudicial à saúde.

Propagação do som ao ar livre

É a energia sonora gerada por uma fonte que se propaga por todo o ambiente ou espaço até o receptor, diminuindo sua velocidade em função a distância, podendo ser um som direto ou refletido.

A propagação do som é feita através do ar, podendo atingir altos níveis se não for barrada, a sua absorção pode ser feita através de materiais morosos, e a sua intensidade pode varias.

[pic 1]

A propagação do som pode ser impedida ou amenizadas por barreiras naturais e artificiais ao longo do caminho, assim mostrada na imagem logo acima, desde a fonte principal até o receptor.

Barreiras acústicas urbanas

Qualquer obstáculo já existente, barreiras, muros, construções, que tem por objetivo amenizar a transição do som, da fonte principal até o indivíduo, podendo ser natural (vegetação) ou artificial (construções).

“Aterros, desníveis, taludes já existentes, construções que funcionem como obstáculos à propagação do ruído, etc.” (MICHALSKI, 2001)

[pic 2]

Fig. 03 - Barreiras acústicas - FAUUSP

Caminho percorrido da fonte principal, interrompido pela barreira, sendo difratado e refletido para a residência.

Tipos de Barreiras

Concreto : “A propriedade isolante é dada em função da massa. Daí, as placas de concreto serem opção para a constituição dos anteparos. O material, tem ainda vantagens relacionadas à resistência estrutural, durabilidade, baixa manutenção e custo moderado. "Se forem necessárias propriedades absorventes, a barreira poderá ser composta por uma camada de concreto armado e outra de concreto poroso". (JULIANI, Marco s.d)

[pic 3]

Imagem 1 -barreira acústica de concreto Fonte briseidaenglish2

Metálicas: “As chapas podem ser perfuradas em uma das faces e recheadas com lã de rocha ou lã de vidro, aliando, assim, propriedades isolantes e de absorção. "É muito usada em ferrovias para absorver as reflexões produzidas no corpo do trem ou nas saídas e entradas de túneis", Apesar de versáteis, exigem manutenção constante para evitar a deterioração precoce.”(JULIANI, Marco s.d)

[pic 4]

Imagem 2 Barreira acústica metálica Fonte: www.acousticcontrol.com.br

Vidro/Acrilico: “A norma da ABNT determina que só devem ser utilizados vidros de segurança. Orienta ainda sobre o perigo do anteparo transparente para os pássaros e as possíveis reflexões de luz que podem prejudicar motoristas”. (JULIANI, Marco s.d)

[pic 5]

Imagem 3 Barreira acústica acrílica Fonte: fortichapa

Policarbonato: “Assim como o vidro é ótimo isolante e apresenta a vantagem de permitir uma melhor integração com a paisagem.

O único senão é o alto custo. Dependendo da região onde é instalada a barreira, questões relacionadas ao vandalismo deverão ser levadas em conta”. (JULIANI, Marco s.d)

[pic 6]                        Imagem 4 Barreira acústica de policarbonato Fonte: sc01.alicdn

Madeira: Deve ser, segundo a NBR 14313, resistente a pragas orgânicas, umidade e altas temperaturas. "As barreiras de madeira são muito adequadas para áreas rurais preservadas, onde não é necessário atingir grandes alturas", A possibilidade de uso de materiais recicláveis resulta em atributos ligados à sustentabilidade. (FRIAS Juan s.d)

A barreira acústica de madeira se integram bem na paisagem e podem ter vantagens meio ambientais, porem podem ter menor desempenho acústico e resistência estrutural e seu preço e mais elevado. (BRACUSTICA 2014)

[pic 7]

Imagem 5 Barreira acústica de madeira Fonte: jopires.pt

Barreira de paineis Vegetais:  Se integram bem com a paisagem e podem ser combinadas com barreiras vegetais  "Colocar vegetação ocultando a visão de uma rodovia pode produzir um efeito subjetivo de melhora, Porém em termos de níveis sonoros a redução é mínima. Para conseguir uma redução de 2 decibéls precisamos de, aproximadamente, 50 metros de vegetação densa, o que não constitui uma alternativa viável na maioria dos casos”. (FRIAS Juan s.d)

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