TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMPOS MODERNOS TAYLOR E FAYOL

Ensaios: TEMPOS MODERNOS TAYLOR E FAYOL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  7.757 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DO SUL – UNIME

ADMINISTRAÇÃO

1º semestre

Gleice Alves Silva

TEMPOS MODERNOS

Itabuna- Bahia

09/2013

GLEICE ALVES SILVA

Trabalho: Comparação do Filme Tempos Modernos de

Charles Chaplin com as teorias de Fayol e Taylor

Disciplina Comportamento Organizacional.

Curso de Administração.

Unime-Campus Itabuna

Profº Alessandro Peixoto

Itabuna

2013

Introdução

"Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco...

Necessitamos mais de humildade que de máquinas.

Mais De bondade e ternura, que de inteligência.

Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá."

Charles Chaplin

No filme Tempos Modernos há uma crítica sobre a indústria e como era tratada classe trabalhista daquela época. O filme de Charles Chaplin de 1936, o diretor mostra com maestria os efeitos que o desenvolvimento capitalista e seu processo de industrialização trouxeram à classe trabalhadora. Como diz o texto de introdução do filme, “’Tempos modernos’ é uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade”.

O filme tem uma relação com as teorias de Taylor e Fayol.

RESUMO

O filme Tempos Modernos refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário robotiza-se a uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria.

Carlitos, personagem principal interpretado por Charles Chaplin, é um trabalhador que manuseia a máquina, a mesmice de apertar parafusos trouxe a Carlitos muitos problemas, deixando claro que o excesso de trabalho ao qual era submetido o deixou estressado e ficou totalmente maluco, ao ponto de querer apertar tudo o que parecesse parafuso, e mesmo após ao término de sua jornada ele se comportava como se ainda estivesse exercendo a sua função, que era de apertar parafusos.

Devido ao seu problema e consequentemente seu baixo desempenho na indústria Carlitos foi demitido, sob uma saturação ele adoece e é internado em um sanatório , ao receber alta, depara-se com a crise de 29, na qual toda a parte empregativa esta falindo e o país passava por uma grande miséria.Passando pelas ruas vê a fábrica onde trabalhou fechada.

Andando pela rua ele percebe que uma bandeira vermelha cai de um caminhão e ao segurar Carlitos atrai um grupo de manifestantes que passavam pelo local, e em meio a toda confusão que acontecia na cidade como protestos e greves ele foi confundido como um líder comunista e foi preso. Após algum tempo Carlitos foi solto como agradecimento dos policiais porque ele ajudou na prisão de um traficante que tentou fugir da prisão. Em meio toda essa confusão ele conhece uma moça pela qual se apaixona. Essa moça vivia praticamente em miséria tendo assim que roubar para não ter que passar fome.

O operário consegue alguns empregos dos quais não se mantém em nenhum. Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa o prazer de trabalhar em algo gratificante e criativo, pois em uma música improvisada que faz consegue diversos aplausos.

Charles Chaplin consegue transmitir com esse clássico uma ideias clara de como o mundo capitalista e industrial escravizou e escraviza até os dias de hoje, nos robotizando á exercer sempre as mesmas funções e viver em uma eterna ameaça de estafa com a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.

COMPARAÇÃO ENTRE FAYOL E TAYLOR

No filme Tempos Modernos notamos que existem semelhanças com as obras de Henri Fayol e Frederick Winslow Taylor.

Os operários trabalhavam fazendo sempre a mesma coisa, não tinham muitos planos de carreira, faziam tudo como o sistema daquela época queria. Focalizam a vida do operário na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.

É uma crítica á modernidade e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias revoltadas. Tratando das desigualdades dos povos mais pobres e das camadas mais ricas mostrando ainda as diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.

Fica bem claro que a mesma sociedade capitalista que explora o trabalhador alimenta todo conforto e diversão para os burgueses, cenas como a que Carlitos e a menina órfã encontram-se numa loja de departamento retratam bem isso.

Podemos encaixar Carlitos no contexto de Fayol, pois o operário fazia o que o que tinha de ser feito, sem se quer um incentivo, e era nisso que Fayol focava, pois seu objetivo era trazer eficiência somente para o administrador.

Entrando no conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com