TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENTAÇÕES OBRIGATÓRIAS

Tese: TENTAÇÕES OBRIGATÓRIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

“GASTADORES COMPULSIVOS”

Muitos são os motivos que levam uma pessoa a comprar, como: a necessidade, a diversão, os modismos, a importância, o status e o apelo mercadológico do comércio. Mas há quem consuma pelo simples prazer de comprar, de adquirir alguma coisa independente da sua utilidade ou significado e esse ato de comprar indiscriminadamente é uma doença chamada oneomania, que atinge as pessoas caracterizadas como compradoras compulsivas. A oneomania é um distúrbio bastante controvertido do ponto de vista psiquiátrico e psicológico.

Alguns especialistas consideram a oneomania uma doença obsessiva-compulsiva. Nesse caso, a pessoa teria outros comportamentos compulsivos característicos, além de comprar – como contar objetos sem conseguir parar, por exemplo. No caso desses sintomas estarem ausentes, a oneomania é considerada um distúrbio no controle dos impulsos.

Muitas pessoas acreditam que os comportamentos compulsivos estão apenas associados ao uso de drogas como álcool, maconha, cocaína e nicotina, por exemplo. Realmente, dependentes de droga manifestam esse tipo de comportamento, mas a compulsão não está relacionada exclusivamente com o uso de substâncias químicas. Pode estar ligada a outras situações que provocam prazer, como fazer compras ou passar horas em frente do computador. Existem muitas pessoas que compram compulsivamente, estouram o limite do cartão de crédito, do cheque especial e a conta no banco e também há quem permanece horas em frente do computador e se esquece até de comer, de falar com os amigos, de prestar atenção nos filhos. Esses comportamentos, tanto quanto os relacionados com o uso de drogas, interferem com o mecanismo de prazer e podem adquirir características patológicas, de certa forma incontroláveis.

O comportamento compulsivo se caracteriza por uma pressão interna que, em determinadas situações, faz com que a pessoa se sinta tomada por desejo muito forte de realizar uma ação que gera prazer principalmente nos estágios iniciais, mas que depois provoca sentimento de culpa e mal-estar, pesquisas revelam que este comportamento é mais presente em mulheres.

Baseado nas afirmações acima, foi realizada uma pesquisa com 10 pessoas.

01) Quantas pessoas obtiveram o conceito de [0 – 8], indicando que possuem “pouco ou nenhum controle em suas compras”.

R: 2

02) Quantas pessoas obtiveram o conceito de [9 – 16], indicando que possuem “controle parcial em suas compras”.

R: 4

03) Quantas pessoas obtiveram o conceito de [17 – 24], indicando que possuem “controle satisfatório em suas compras”.

R: 4

04) Qual sua opinião a respeito desse tema “Gastadores Compulsivos” em nossa sociedade, fale da importância da divulgação desse tema junto aos consumidores.

R: O tema não é muito divulgado pelos meios de comunicações, fala-se sobre o assunto, mas poderia ser com maior freqüência e intensidade, penso que já nos primeiros anos escolares a disciplina educação financeira deveria ser introduzida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com