TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão-Aristóteles: Tenta resolver a contradição, através da criação de hipóteses de ideias, atribuindo-lhes a realidade

Artigo: Platão-Aristóteles: Tenta resolver a contradição, através da criação de hipóteses de ideias, atribuindo-lhes a realidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Artigo  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  611 Visualizações

Platão Aristóteles

Tenta resolver a contradição, através da criação de hipóteses de ideias, atribuindo-lhes a realidade.

Platão desenvolveu a noção de que o homem de verdade está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível.

Para ele, o conhecimento era o conhecimento do próprio homem, mas sempre ressaltando o homem não enquanto corpo, mas enquanto alma. O conhecimento contido na alma era a essência daquilo que existia no mundo sensível.

Critica a teoria das idéias de Platão, sustentando que as essências não estão fora, mas dentro das coisas, as quais, contém em si mesmas, a essência e existência. Essa crítica pressupõe o hilomorfismo, ou teoria do ser entendido como existente, feito de matéria e de forma.

Para ele, todo homem de verdade tende necessariamente à realização da sua natureza, à atualização plena da sua forma: e nisto está o seu fim, o seu bem, a sua felicidade, e, por conseqüência, a sua lei. Visto ser a razão a essência característica do homem, realiza ele, a sua natureza vivendo racionalmente e assim consegue a felicidade e a virtude, que é precisamente uma atividade conforme à razão, uma atividade que pressupõe o conhecimento racional. Logo, o fim do homem é a felicidade, a que é necessária à virtude, e a esta é necessária a razão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com